Workshop Rota 2030: Confira os resultados da pesquisa!

Categoria: Eventos, Linha IV

Em setembro, o programa Rota 2030 realizou um workshop no maior evento nacional  da área de ferramentarias, o 13º Encontro Nacional de Ferramentarias – ENAFER 2021. O objetivo era apresentar a plataforma que está sendo desenvolvida para conectar todo o ecossistema do setor e aumentar a produtividade das ferramentarias brasileiras para a geração de resultados mais efetivos.

Na oportunidade, Marcus Vinicius do Ministério da Economia falou sobre as dificuldades mais recorrentes entre as pequenas e médias empresas para utilizar tecnologias 4.0. E em seguida, foi realizada uma dinâmica com os participantes a fim de identificar pontos de melhorias e oportunidades de atuação.

A iniciativa é uma parceria entre a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), o Ministério da Economia (ME), o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a Deloitte.

Agora, queremos que você conheça os dados levantados no encontro:

Cada participante preencheu um questionário para que fossem avaliadas quais são as soluções de tecnologia que as indústrias mais precisam, levando em consideração o cenário atual.  Das 38 respostas obtidas, tiveram destaque: coleta de dados produtivos de forma digital ou automática (23%), sistema de planejamento de produção (17%) e sistema de fixação da ferramenta ou peça (13%).

Para o líder técnico de projetos da Fundep, Luiz Miranda, os dados são importantes para “nos informar sobre o interesse das empresas de ferramentarias nas tecnologias habilitadoras para indústria 4.0, em conjunto com as tecnologias mais tradicionais de produção. O que vai contribuir para termos uma maior atenção nos pontos mais importantes para orientar as próximas ações da Plataforma Digital e o Programa Rota 2030 como um todo”.

Soluções de tecnologia de maior interesse no cenário atual:

Conheça quais são as áreas declaradas de maior importância para o setor:
Sendo a nota máxima de importância 8 e a nota mínima 1.

– 4,77 eficácia e assertividade de orçamentos
– 4,25 eficácia de planejamento de produção (PCP)
– 4,16 eficiência dos equipamentos
– 3,94 desenvolvimento do projeto ferramental
– 3,94 eficiência da mão de obra na montagem
– 3,58 controle de qualidade
– 3,29 eficiência de programação CAM
– 2,34 eficiência e controle de estoques

Com base nos resultados, Luiz ressalta ainda que “as empresas estão atualizadas e atentas ao movimento de grande coleta de dados digitais para auxiliar na tomada de decisão, e isso só reforça a importância dada aos orçamentos e ao planejamento da produção para resultados mais efetivos, e com maior aproveitamento de seu maquinário”.

Continue acompanhando nossas notícias.
Em breve, mais novidades!