Saiba como foi o ENACOOP: Encontro Nacional das Coordenadoras do Programa Rota 2030

Categoria: Linha IV, Linha V, Linha VI, Rota 2030

A Fundep, fundação de apoio da UFMG, realizou em parceria com a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), no dia 12 de abril, o ENACOOP ROTA 2030: Encontro Nacional das Coordenadoras do Programa Rota 2030, no Parque Tecnológico Porto Digital, na cidade de Recife em Pernambuco. A programação do evento também foi transmitida ao vivo no canal do Youtube!

Estiveram presentes 77 participantes, dentre eles Institutos de Ciência e Tecnologia (ICT’s), indústrias da cadeia automotiva, startups, entidades representativas do setor, e demais interessados em saber mais sobre as iniciativas e oportunidades do programa.  

O objetivo do encontro foi fomentar parcerias e estimular a inovação, o desenvolvimento e a competitividade da indústria automobilística nacional, e expandir a atuação do Rota 2030 para as regiões Norte e Nordeste a fim de dar mais visibilidade às oportunidades do programa para o desenvolvimento de novas tecnologias. 

A solenidade de abertura contou com a presença de João Moraes – gerente de inovação aberta do Porto Digital, Gustavo Bicalho – representante da AEA e supervisor de negócios de desenvolvimento da Stellantis, e Janayna Bhering – gerente de negócios e parcerias da Fundep. 

Em relação a importância do evento, Janayna Bhering destaca: “acreditamos que a cooperação entre as coordenadoras é fundamental para que possamos ter uma visão holística com o objetivo de potencializar os investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação. Evitando, com isso, a sobreposição de esforços, com foco nos gaps tecnológicos, e maximizando os recursos destinados ao setor”. 

Palestra temática: Planejamento estratégico das linhas do programa para os próximos dois anos 

Créditos: Raylson Martins

A programação do período da manhã contou com a apresentação de todas as coordenadoras do Rota 2030 – Embrapii, Finep, Fundep e Senai; para apresentar e discutir as principais ações e perspectivas do programa e oportunidades de aporte financeiro para a execução de projetos que possam solucionar de forma efetiva a competitividade do setor.  

Para representar a Fundep, estiveram presentes Ana Luisa e Luiz Miranda, para representar o Senai esteve presente Roberto Medeiros, para representar a Embrapii esteve presente Luciano Sousa, e para representar a Finep esteve presente José Medeiros.

Mesa redonda: Problemas reais da indústria automotiva no Brasil  

Créditos: Bia Chaves

A mesa redonda “Problemas reais da indústria automotiva no Brasil” contou com a mediação de Anderson Borille (representante da AEA), Leonardo Amaral (representante da Anfavea e AEA), Gustavo Bicalho (AEA) e de Regiane Relva Romano (representante do SAE4Mobility).

Para Gustavo Bicallho, “os principais desafios no planejamento estratégico das linhas do programa Rota 2030 para os próximos anos são identificar linhas de projetos estruturantes que gerem um impacto relevante para toda a cadeia automotiva nacional. Outro ponto que deve ser ressaltado, é o fomento de projetos que tragam resultados práticos em um curto espaço de tempo, demonstrando para a sociedade que o recurso público está sendo bem utilizado para garantir a competitividade da indústria nacional”.  

Após as apresentações, o público teve a oportunidade de interagir, levantar questionamentos e esclarecer dúvidas aos convidados.  

Palestras temáticas  

Para falar sobre Conectividade Veicular V2X: Vehicle to everything (vericowtoevrithin) esteve presente o professor Evandro Teixeira, da Universidade de Brasília (UnB), e para falar sobre “Os desafios e perspectivas de biocombustíveis na indústria brasileira, foi a vez do professor André Bueno da Universidade Federal do Ceará (UFC).   

Confira a transmissão: 

Se você não conseguiu comparecer ao nosso evento presencialmente, não se preocupe! A programação do período da manhã, de 8h30 às 12h, está disponível em nosso canal do Youtube. Acesse abaixo e confira! 

Público teve a oportunidade de conhecer mais sobre o Rota 2030 

No período da tarde, o evento ENACOOP contou com duas salas simultâneas para as apresentações de todas as linhas de execução do programa:

  • Senai – Alavancagem de Alianças para o Setor Automotivo Veicular 
  • Embrapii – P&D para a Cadeia de Fornecedores de Mobilidade e Logística 
  • Finep – Finep 2030 
  • Fundep – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas 
  • Fundep – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão 
  • Fundep – Estímulo à Produção de Tecnologias Relacionadas à Conectividade Veicular

Na oportunidade, a Fundep também pode dar mais detalhes sobre a nova linha do Rota 2030 que foi aprovada recentemente para coordenar – a Linha VI: Estímulo à produção de tecnologias relacionadas à conectividade veicular. A seleção foi realizada pela Secretária de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação (SDIC) do Ministério da Economia,  e com isso a Fundep passa a ser responsável por metade das linhas do programa Rota 2030.

Créditos: Raylson Martins
Créditos: Raylson Martins

A realização do evento  teve o apoio da ANFAVEA, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores; e da Associação SAE Brasil.

Fique por dentro das linhas coordenadas pela Fundep: 

Desde 2019, a Fundep é responsável pela coordenação da linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas, com coordenação técnica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT; e da linha V: Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão, que tem como coordenação técnica a Universidade Estadual de Campinas, o Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana e da Universidade Estadual do Ceará. Recentemente também foi aprovada como a coordenadora da linha VI: Estímulo à produção de tecnologias relacionadas à conectividade veicular. Criado pelo Governo Federal, o Rota 2030 tem como objetivo ampliar a competitividade e a capacidade produtiva da indústria automotiva nacional. 

 

Confira as fotos do evento: 

 

Compartilhe: