Saiba como foi o ENACOOP – Edição São Paulo!

Categoria: Eventos, Linha IV, Linha V, Linha VI

Evento busca discutir ações que possam  proporcionar mais inovação e competitividade para as indústrias brasileiras.

Nesta quarta-feira, dia 25 de maio, a EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) realizou o Encontro Nacional das Coordenadoras do Programa Rota 2030 – Edição São Paulo, no Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT.   

As empresas do setor automotivo discutiram, juntamente com as coordenadoras do programa (Fundep, Senai, Findep e Embrapii),  Institutos de Ciência Tecnologia (ICT’s), ações que possam promover maior impacto na competitividade das indústrias através das oportunidades do programa Rota 2030.  

Para Brenno Passoni, especialista em inovação da Embrapii, o evento foi fundamental para promover a integração entre o público presente, discutir o que o programa conseguiu entregar e quais as rotas tecnológicas precisam ser aprimoradas para proporcionar mais inovação para o setor. Para isso, foram definidas áreas temáticas com maior relevância para que o país seja mais competitivo, tais como: IOT no setor de mobilidade, manufatura avançada, eletromobilidade e ímãs permanentes e máquinas autopropulsadas.

“Por meio da discussão destes temas com as empresas e olhando para onde o país está agora, o que precisamos fazer para avançar? Quais são os próximos passos do Rota 2030? O que as coordenadoras do programa precisam fazer para viabilizar os projetos e fomentar essas áreas prioritárias para proporcionar uma mudança significativa para o setor? É fundamental que possamos trabalhar juntos, ouvindo as ICT’s e as indústrias, para adaptar o programa e conseguir tornar o setor mais competitivo”, acrescenta.  

Fundep apresenta as principais ações, resultados e iniciativas para 2022

Na oportunidade, a Fundep apresentou as principais ações e resultados das linhas IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas, e V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão, que coordena no Rota 2030. O público também pode conhecer as novas iniciativas que estão sendo desenvolvidas, como o programa “Conecta Mais Ferramentarias”, lançamento de novos editais e a nova linha que ficará a cargo da fundação: Conectividade Veicular.

Mesas temáticas para discussão 

No período da tarde, foram realizadas mesas temáticas de discussão entre os três agentes – coordenadores, ICT’s e empresas do setor, com o objetivo de definir roadmap tecnológicos e uma rota de inovação para os próximos anos. Para isso, perguntas chaves foram abordadas para entender quais são os riscos de cada área temática, onde estão os principais gaps, e como o programa pode fomentar a inovação nas áreas apresentadas.  

Cada mesa de trabalho apresentou os seus resultados e levantaram propostas de projetos estruturantes para direcionar as dores do setor. O objetivo que essas ideias de projetos sejam trabalhadas em grupos multifuncionais e depois refinadas para atender as reais necessidades do setor. 

Vem aí: 

ENACOOP – Encontro Nacional das Coordenadoras do Programa Rota 2030

Edição Belo Horizonte

Para dar continuidade as discussões e oportunidades do programa, o próximo ENACOOP já está com data marcada. Será no dia 23 de junho, na Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Uma realização da Fundep,  em parceria com a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA).  

Para isso, convidamos Institutos de Ciência e Tecnologia, a comunidade acadêmica e empresas do setor automotivo para participarem desta edição em Belo Horizonte. Queremos fomentar parcerias e estimular a inovação, o desenvolvimento e a competitividade da indústria automotiva nacional.   

O público também poderá conferir o lançamento oficial da nova linha do Rota 2030 sob coordenação da Fundep, a linha VI: Conectividade veicular.  O evento é gratuito e em breve as inscrições estarão disponíveis em nosso site!   

 Mais visibilidade aos projetos do Rota 2030 e resultados para a sociedade 

Para o membro da AEA, Carlos Sakuramoto, “os programas prioritários já completaram 2 anos com inúmeros projetos de sucesso, e chegou a hora de prestarmos conta a sociedade, pois os recursos são públicos. 

Neste período aprendemos a identificar problemas, discutir alternativas, formar alianças com outras empresas, universidades, ICTs e submeter propostas para editais para o desenvolvimento e execução de projetos. 

Agora é hora de acelerarmos. O Enacoop é o encontro das coordenadoras dos programas prioritários idealizado para apresentar um balanço do programa e discutir novos projetos (estruturantes) e oportunidades para elevar o nível de competitividade de todo o setor automotivo. 

Não há concorrência entre as coordenadoras dos programas do Rota 2030. Para um setor que busca competitividade e um lugar nas cadeias globais de fornecimento, só a colaboração entre todos os players podem encurtar este caminho”. 

Compartilhe: