Fundep participa do ENAFER 2023! Confira a programação

Categoria: Linha IV

A Fundep está presente no 15º Encontro Nacional de Ferramentarias – ENAFER 2023, nos dias 25 e 26 de maio, em São Bernardo do Campo -SP, com a Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas, do programa Rota 2030.  

O ENAFER, organizado pela Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais (Abinfer), é o maior evento nacional na área de ferramentarias. Proporciona o relacionamento mútuo entre profissionais do setor industrial e de serviços com o debate de temas do contexto atual do mercado e de inovação em direção à Indústria 4.0.  

Nesta edição, a Fundep apresenta a evolução e oportunidades de ações desenvolvidas por meio do Rota 2030 que possibilitam ampliar a competitividade do setor ferramental.  

O evento será realizado no CIC -SENAI – Mário Amato. As inscrições são gratuitas e limitadas. 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA FUNDEP: 

Estande Rota 2030 – Ferramentarias 

Dias: 25 e 26/05
Horário: 8h30 às 17h 

Durante os dois dias de evento, será possível visitar o Estande Rota 2030 – Ferramentarias. Agentes de relacionamento da Fundep estão preparados para apresentar e cadastrar empresas no Conecta Mais Ferramentarias. Uma plataforma voltada para conectar ferramentarias, fornecedores e consultores em um modelo de plataforma multilateral que busca integrar, em um mesmo ambiente, soluções que vão dar suporte à indústria ferramental em sua jornada de produtividade. Uma rede de suporte ao desenvolvimento da competitividade de micro, pequena e médias indústrias ferramentais que atuam no setor automotivo. Outro destaque será o Rota in Curso, uma plataforma que oferece cursos de formação e capacitação gratuitos não só focados no “chão de fábrica”, como também em processos de gestão.   

Workshop Rota 2030 – Desafios e Soluções para Orçamento de Ferramental 

Dia: 25/05
Horário: 10h15 horas
Local: Sala 02 

Elaborar orçamentos é uma tarefa diária dentro da indústria ferramental. No cenário atual, o processo é feito de maneira complexa, tendo como informações iniciais e croquis incompletos numa base de dados mínima. O processo dificulta a assertividade. Neste workshop, vamos mapear as principais dificuldades da indústria ferramental no processo de construção do orçamento de ferramental e identificar soluções tecnológicas que podem ser fomentadas por meio da plataforma Conecta Mais.  

Vitrine Tecnológica Rota 2030: Conecta Mais Ferramentarias 

Dia: 26/05
Horário: 15h35 horas
Local: Auditório 

A plataforma Conecta Mais vem facilitando a relação entre ferramentarias e fornecedores por meio da implementação e fomento de soluções tecnológicas. A Vitrine Tecnológica será um momento de conhecer a inciativa e cases de ferramentarias que participam da jornada de inovação que oferece apoio confiável e os melhores contatos para realizar transformações de impacto que o negócio necessita. 

SOBRE A LINHA IV

O setor ferramenteiro é um dos grandes destaques do programa Rota 2030. Coordenada pela Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), com coordenação técnica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), a Linha IV  – Ferramentarias Brasileiras mais Competitivas tem o objetivo é solucionar as dificuldades de ferramentarias com baixa produtividade e defasagem tecnológica, capacitando a cadeia de ferramental de produtos automotivos para atingir competitividade em nível mundial.

A partir da aliança entre os principais atores que representam o conhecimento do setor (ferramentarias, montadoras, Instituições de Ciência e Tecnologia – ICTs, startups e entidades representativas), serão habilitadas as competências necessárias para capacitar a cadeia ferramental brasileira.

A proposta é oferecer soluções capazes de integrar a cadeia tecnológica de ferramental, por meio do aumento da produtividade e da competitividade. A Linha IV vem atuando em diversos eixos para alcançar os resultados esperados e promover a transformação necessária, tendo como indicadores a elevação do nível de qualidade e de confiabilidade dos produtos e o aumento do grau de prontidão e de maturidade tecnológica e organizacional, caracterizados pela percepção dos requisitos e restrições impostos pelo avanço da indústria 4.0


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro de todas as ações, desenvolvidas por meio do Rota 2030, que geram impacto e contribuem para ampliar a competitividade do setor automotivo.

Compartilhe: