O EVENTO
A Fundep reúne especialistas do setor automotivo com o objetivo de criar caminhos e soluções capazes de transformar o setor por meio do programa Rota 2030. O Rota Tech é um evento para apresentar resultados, mapear desafios e direcionar ações capazes de transformar o futuro do segmento automotivo.
O foco está nas Linhas do Rota 2030 coordenadas pela Fundep: IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas; V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão; e VI – Conectividade Veicular.
Para dialogar, convidamos profissionais de competência destacada em diferentes frentes do setor automotivo para compartilhar experiências e provocações capazes de fomentar a evolução tecnológica que o setor necessita.
A experiência será presencial no IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), em São Paulo – SP, nos dias 25 e 26 de outubro, com 3 trilhas de conteúdos e muitas oportunidades.
PARA QUEM É O ROTA TECH 2030
EXPOSIÇÃO DE PROJETOS DE PD&I
Conheça projetos em andamento pela Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas; Linha V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão; e VI – Conectividade Veicular.
PROGRAMAÇÃO
A programação está organizada em 3 Trilhas de Conteúdo voltadas para as Linhas do programa Rota 2030 coordenadas pela Fundep:
Credenciamento
Abertura Oficial
– Sandra Lúcia de Moraes – Diretora da Unidade Técnica de Materiais Avançados do IPT
⇒ Auditório Rota
PAINEL DE ABERTURA| Perspectivas para o 2º Ciclo do Rota 2030
– Marcus Vinicius Aguiar – Presidente da AEA
– João Irineu Medeiros – Vice-presidente da Anfavea
– Christian Dihlmann – Presidente da Abinfer
– Mediação: Ana Eliza Cruz Braga – Gerente de Programas da Fundep
⇒ Auditório Rota
Café Networking
Pré-Lançamento da Plataforma Conecta Mais: uma nova etapa de soluções para ferramentarias
Priscila Duarte – Fundep
Matheus Camin – Ferramentaria S. Moldes
⇒ Auditório Rota
PALESTRA | Conectividade Veicular: Aprendizado Federado: Aplicações a partir da conectividade veicular
⇒ Espaço Tech
PAINEL | Cluster Tecnológico e o Setor Ferramental
– Adriano Silva – Prefeito de Joinville
– Carlos Sakuramoto – Conselho Gestor do Rota 2030
– Fábio Andreosi – PTC
– Christian Dihlmann – Presidente da Abinfer
⇒ Auditório Rota
PALESTRA | Economia Circular e Descarbonização: O 2º Ciclo da Linha V do Rota 2030
⇒ Espaço Tech
PAINEL | Futuro da Mobilidade Sustentável no Brasil
Thiago Sugahara – GWM
Robson Ferreira da Cruz – Barassa & Cruz Consulting
⇒ Espaço Tech
Almoço
PAINEL | Mulheres no desenvolvimento tecnológico: cenário e desafios no setor automotivo
– Mona Lisa Moura – Pesquisadora da UECE
– Cynthia Thamires – Gerente de P&D da HION Tecnologia
– Emília Villani – Pesquisadora do ITA
⇒ Auditório Rota
PAINEL | A contribuição de startups para o desenvolvimento tecnológico do setor ferramental
– Rodrigo Juliani – Minerva
– Renata Parma – Sensio
– Edna Schmitt – Walbert Ferramentaria
⇒ Espaço Tech
PALESTRA | Nitretação à Plasma: projeto de ampliação do uso da tecnologia no Brasil
⇒ Espaço Tech
PAINEL | Desafios da conectividade veicular para o setor agrícola
– João Paulo Pereira – TIM
– Paola Campiello – CNH Industrial
– Marcelo Costa – UFMG
⇒ Auditório Rota
Café Networking
Credenciamento
PAINEL | O impacto de políticas de descarbonização para o setor automotivo: desafios regulatórios e ambientais
Paulo Villarim – BNDES
Leonardo Amaral – Stellantis
Gustavo Doubek – UNICAMP
⇒ Auditório Rota
PAINEL | Cases do Conecta Mais: soluções de sucesso para o desenvolvimento de ferramentarias
Denis Borges – Fundep
Aldo Russo – C4IR
Rosana Valim – Hozen Consulting &Training
Rui Cláudio da Silva – Prevelean
Giancarlo Bechell – G. Bechelli Ferramentaria
⇒ Espaço Tech
PALESTRA | Palestra: Cibersegurança e privacidade na era dos carros conectados: Um olhar sobre cidades inteligentes
⇒ Auditório Rota
PAINEL | Desafios de Ferramentarias de Estampagem: a contribuição dos projetos “Demonstradores” para uma avaliação do setor
– Emília Villani – ITA
⇒ Espaço Tech
Café Networking
PAINEL | O papel das organizações hibridas no desenvolvimento de projetos colaborativos de inovação
Adriana Faria – tecnoPARQ – Parque Tecnológico de Viçosa
Ricardo Magnani – Parque Tecnológico de Santo André
Raylson Martins – Fundep
⇒ Auditório Rota
PALESTRA | Economia Circular na Indústria Automotiva
⇒ Espaço Tech
PAINEL | Projetos de desenvolvimento de centros estratégicos de competências
Hudson Zanin – UNICAMP
Gustavo Doubek – UNICAMP
Bruno Angélico – USP
José Guilherme Baeta – UFMG
⇒ Espaço Tech
Almoço
PAINEL | A relação Indústrias x Academia como ferramenta de desenvolvimento colaborativo de inovação
Renan Ozelo – Pirelli
Daniel Giacometti – Embeddo
Ana Paola – IPT
Neuraci de Carvalho – Sindipeças
Valter Ferreira – Volkswagen Caminhões e Ônibus
⇒ Auditório Rota
PALESTRA | Rota in Curso: panorama e novos passos do programa de capacitação de profissionais de ferramentarias
Isabela Tolentino – Fundep
⇒ Espaço Tech
PAINEL | Desenvolvimento de uma cultura de inovação e colaboração no setor ferramental
Mariana Lopes – Voa Indústria
⇒ Espaço Tech
PAINEL | ``Do berço ao portão: Pegada de Carbono de veículos leves fabricados no Brasil``
Juliana Picoli – FGV
Guarany Osório – FGV
Joaquim Seabra – UNICAMP
Mario Monzoni – FGV
⇒ Auditório Rota
Encerramento - Café Networking
PARTICIPE DO ROTA TECH 2030
A experiência será presencial no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em São Paulo – SP, nos dias 25 e 26 de outubro, com 3 trilhas de conteúdo e muitas oportunidades.
EXPOSIÇÃO DE PROJETOS DE PD&I
Conheça projetos em andamento pela Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas; Linha V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão; e VI – Conectividade Veicular.
Coordenador Geral: Luiz Carlos Di Serio
ICT Proponente: Fundação Getúlio Vargas – FGV
ICT Associada: Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA
Empresas participantes: FCA Fiat Chrysler Automobiles; Ford Motor Company Brasil; General Motors do Brasil; Nissan do Brasil; Renault do Brasil; Toyota do Brasil; Volkswagen do Brasil; Ferramentaria Gaspec; Gestamp Paraná; Metalúrgica Futuro; BR Matozinhos Fundições; Autaza Technology; Companhia Siderúrgica Nacional; 6Pro Virtual and Practical Process; ESI South America Com Serc Informatica Ltda; Aethra Sistema Automotivos SA; OSG Sulamericana de Ferramentas Ltda; NCAM Neo Consulting Serv Eng. Manufatura Avançada
Aporte Fundep: R$ 2,9 milhões
Total de contrapartida: R$ 3, 7 milhões
Valor total: R$ 6,7 milhões
Objetivo geral: Construção de um demonstrador do processo de estampagem de painéis estruturais (Coluna B) que seja representativo da capacidade industrial do setor brasileiro de ferramentarias e que possa ser utilizado como referência para mapear o processo de construção do ferramental de estampagem, identificar gargalos tecnológicos, metodológicos e organizacionais, elaborar um diagnóstico de competitividade, difundir de forma sistemática e estruturada o conhecimento multidisciplinar relativo ao processo entre o setor de ferramentarias e sua cadeia de fornecimento e criar um ecossistema de integração setorial para discussão e inovação contínua do setor.
Coordenadora Geral: Emilia Villani
ICT Proponente: Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA
ICT Associada: Fundação Getúlio Vargas – FGV
Empresas participantes: FCA Fiat Chrysler Automóveis Brasil; General Motors do Brasil; Nissan do Brasil Automóveis; Toyota do Brasil; Ford Motor Company Brasil; Renault do Brasil; 6Pro Virtual and Practical Process; Aethra Sistemas Automotivos; Autaza Technologies; BR Matozinhos Fundições; Companhia Siderúrgica Nacional; ESI South América; Ferramentaria Gaspec; Gestamp Brasil Indústria de Autopeças; Metalúrgica Futuro; Open Mind Tecnologia Brasil; TRDI Traço Desenvolvimento Industrial; Siemens Industry Software; NCAM – NEO Consulting; Injetaq Indústria e Comércio; OSG Sulamericana de Ferramentas
Aporte Fundep: R$ 2,9 milhões
Total de contrapartida: R$ 4,1 milhões
Valor total: R$ 7 milhões
Objetivo geral: Construção de um demonstrador do processo de estampagem de superfícies automotivas classe “A” que seja representativo da capacidade industrial do setor brasileiro de ferramentarias e que possa ser utilizado como referência para mapear o processo de construção do ferramental de estampagem, identificar gargalos tecnológicos, metodológicos e organizacionais, elaborar um diagnóstico de competitividade, difundir de forma sistemática e estruturada o conhecimento multidisciplinar relativo ao processo entre o setor de ferramentarias e sua cadeia de fornecimento e criar um ecossistema de integração setorial para discussão e inovação contínua do setor.
Coordenador Geral: Alfredo Rocha de Faria
ICT Proponente: Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA
ICT Associada: Fundação Getúlio Vargas – FGV
Empresas participantes: FCA Fiat Chrysler Automoveis Brasil; Ford Motor Company Brasil; General Motors do Brasil Ltda; Nissan; Renault do Brasil; Toyota; Aethra; Autaza; BR Matozinhos; CSN; ESI; FHS Ferramentaria; Metalúrgica Futuro; Gestamp; Injetaq; NCAM; Siemens; 6Pro; TRDI; VirtualCAE.
Aporte Fundep: R$ 4,1 milhões
Total de contrapartida: R$ 4,4 milhões
Valor total: R$ 8,5 milhões
Objetivo geral: A melhoria de qualidade de ferramentais para o setor automotivo (zero defeito em peças conformadas) e a redução de custos e tempo de testes e correções nas ferramentas, através de melhoria da simulação do ferramental e da peça, da introdução de novas formas de avaliação da qualidade de superfícies e da virtualização das peças fabricadas. Um gêmeo digital acompanhará o desenvolvimento do ferramental.
Coordenador Geral: Alessandro Guimarães
ICT: Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT;
ICTs Associadas: Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA; Universidade Estadual Paulista – UNESP; Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP
Empresas participantes: Maxion Structural Components; Iveco Latin America Ltda; FHS Ferramentaria; Stampway Ferramentaria e Conformação; RA-Metal Ferramentaria
Investimento: R$ 5.652.545,54
Objetivo geral: Capacitar as ferramentarias nacionais em projeto e fabricação de ferramentais, para processamento de materiais compósitos por estampagem, para aplicações automotivas de elevada cadência produtiva.
Para tanto, este trabalho compreende o desenvolvimento de competências nas principais fases de projeto de ferramentais e processamento de compósitos, como: simulação computacional; projeto e fabricação. Este trabalho também prevê a publicação de artigos técnicos e científicos, dissertações, teses e treinamento das ferramentarias através de workshops e seminários.
Coordenador Geral: Carlos Maurício Sacchelli
ICT Proponente: Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
ICTs Associadas: Universidade de Caxias do Sul – UCS; Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC; Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC; Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Superfície – ISI ES; Instituto SENAI de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica – ISISIM
Empresas participantes: Toyota do Brasil; PSA Peugeot Citroen do Brasil; General Motors do Brasil; Gama Indústria de Matrizes; Ferramentaria JN; Indústria de Moldes e Matrizes; Oerlikon Balzers; Magma Engenharia do Brasil; Wetzel S/A
Aporte Fundep: R$ 2,6 milhões
Contrapartida econômica: R$ 1,4 milhão
Objetivo Geral: Desenvolvimento de técnicas para a melhoria na vida útil das ferramentas de injeção de alumínio, por meio do estudo e incorporação de novos tratamentos, revestimentos de superfície e adição de materiais visando a redução do desgaste e à fadiga térmica das cavidades e o número de intervenções para manutenção no mesmo.
Coordenador Geral: Ronnie Rodrigo Rego
ICT Proponente: Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA
ICTs Associadas: Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT; e Instituto Senai de Inovação em Sistemas de Manufatura e Processamento a Laser – ISI Laser
Empresas participantes: FCA Fiat Chrysler Automoveis Brasil; Ford Motor Company Brasil; General Motors do Brasil; Mercedes-Benz do Brasil; Peugeot Citroen Automóveis do Brasil Ltda; Alkimat Tecnologia Ltda; Blaser Swisslube do Brasil Ltda; Robert Bosch do Brasil Ltda; Casafer Comercial Importadora Ltda; Companhia Industrial de Peças; Emicol Eletroeletrônica SA; Farcco Tecnologia Industrial Ltda; Höganäs Brasil Ltda; Indab Indústria Metalúrgica Ltda; JR Oliveira Indústria Metalúrgica Ltda; Iochpe Maxion SA; Niken Indústria e Comércio Metalúrgica Ltda; Indústrias Romi SA; Rosler Otec do Brasil Ltda; Sabó Indústria e comércio de Autopeças SA; Star SU Indústria de Ferramentas Ltda; STIHL Ferramentas Motorizadas Ltda; Missler Software Brasil Comércio de Softwares Ltda; VAS Tecnologia Industrial Eireli EPP; VirtualCAE Comércio de Serviços de Sistemas Ltda; Welle Tecnologia Laser SA
Aporte Fundep: R$ 6 milhões
Contrapartida: R$ 6,6 milhões
Objetivo geral: Desenvolvimento e validação em escala laboratorial (TRL 4) de tecnologias de manufatura aditiva (MA) metálica de acordo com objetivos específicos de competitividade para o setor de ferramentarias brasileiras em um período de 3 anos.
Coordenador Geral: Luís Gonzaga Trabasso
ICT Proponente: Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura e Processamento a Laser (ISI-JVL)
ICT Associada: Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados – Florianópolis – SC
Empresas participantes: Ford; General Motors do Brasil; Fiat Chrysler Automobiles- FCA; FSA; Scania; Robert Bosch; Beckhoff, Moldtool, GTF Ferramentaria, MA Ferramentaria
Aporte Fundep: R$ 2,9 milhões
Contrapartida econômica: R$ 1,1 milhão
Objetivo Geral: As montadoras do setor automotivo possuem diversas ferramentas de estampagem e de injeção de plástico localizadas em suas próprias premissas. Sobre estas ferramentas, todas as informações de inventário, e.g. localização, descrição e número de controle e informações operacionais, e.g. número de peças/hora, ciclagem, data e hora, OEE – Overall Equipment Effectivenes etc. estão disponíveis e são controlados pelas próprias OEM – Original Equipment Manufacturer. Diversas ferramentas de estampagem e de injeção de plástico que são ativos das OEM estão fisicamente localizadas em empresas da cadeia de fornecimento (1st e 2nd tiers) e as OEM desejam possuir o mesmo nível de informação e controle sobre estes ativos, similarmente àquelas que estão em suas instalações. Diante do exposto, o objetivo geral deste projeto é monitorar e controlar os ativos de ferramentas e moldes na cadeia de ferramentarias.
Coordenador Geral: Erik Gustavo Del Conte
ICT Proponente: UFABC
ICTs Associadas: Instituto SENAI de Inovação em Manufatura Avançada e Microfabricação; Instituto SENAI de Inovação em Materiais Avançados e Nanocompósitos; Instituto Senai de Tecnologia em Metalmecânica; e Instituto SENAI de Tecnologia em Metalurgia.
Empresas participantes: Prometeon Tyres do Brasil; Volkswagen do Brasil; AGCO do Brasil; ABINFER – Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais; Ferramentaria Gaspec; Fac Tools Ferramentaria e Usinagem; Polimold Industrial; Lopes Metal Mecânica; Ysmec Manutenção de Máquinas; Vedamotors Componentes Técnicos; CS CAD CAM Serrviços de Software; Fundição São Francisco; e Jandinox Indústria e Comércio; Empresas ICON.
Aporte Fundep: R$ 1,9 milhões
Contrapartida econômica: R$ 1,5 milhão
Objetivo Geral: Otimização do ciclo de desenvolvimento e manufatura do molde para vulcanização de pneus radiais rodoviários, considerando as frentes de planejamento, projeto, matéria prima, construção, testes e ensaios de forma integrada e colaborativa.
Coordenadora Geral: Paula Fernanda da Silva Farina
ICT Proponente: Unicamp
ICTs Associadas: UFSCar
Empresas participantes: Villares Metals S. A.; Benteler Automotive; TecnoHow Ferramentaria; Midia Ferramentaria: Hermle; Theriun; Blaser; e Stellantis.
Aporte Fundep: R$ 3,4 milhões
Contrapartida econômica: R$ 1,4 milhão
Objetivo Geral: Desenvolver a cadeia de ferramentarias brasileiras, utilizando o parque de equipamentos já existente, capacitando-a para a furação de canais de refrigeração das matrizes para estampagem a quente, partindo de um projeto de molde já existente, com foco na nacionalização da produção das matrizes para estampagem a quente.
Eixo: BIO
Coordenador Geral: Ricardo Belchior Torres
ICT: Fundação Educacional Inaciana – FEI
ICTs Associadas: Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG; Instituto Nacional de Tecnologia – INT; Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR
Empresas participantes: AVL South América; Sabó Indústria e Comércio de Autopeças
Objetivo geral: A proposta de estudo trata da reforma catalítica de etanol, aproveitando o calor residual de escape de um motor de combustão interna de etanol, e adicionado o hidrogênio gerado na mistura de combustível, para o aumento da eficiência. A mistura do gás rico em hidrogênio gerado, com o combustível regular empregado pelo motor de combustão interna (ICE), o etanol, resulta em importantes economias de combustível e redução de gases de efeito estufa e emissões de partículas.
Eixo: CONSEV
Coordenador Geral: Giovani Gracioli
ICT: Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Empresa participante: Renault do Brasil
Objetivo geral: O objetivo deste projeto é criar um sistema inteligente para aquisição e análise dos dados dos controladores. O sistema será composto por um componente eletrônico acoplável às ECUs de desenvolvimento e permitirá a coleta e transmissão dos dados em tempo real – uma vez transmitidos para um servidor, os dados serão analisados usando técnicas de inteligência artificial (IA) para detectar anomalias.
Eixo: PAC
Coordenador Geral: Paulo Roberto Eckert
ICT: Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
ICT Associada: Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
Empresa participante: FuelTech
Objetivo geral: Este projeto apresenta a proposta de pesquisa e desenvolvimento de um powertrain elétrico de alto desempenho para aplicação em veículos elétricos. A proposta compreende o desenvolvimento da máquina elétrica, do inversor e do sistema de gerenciamento de baterias (Battery Management System – BMS). Os três equipamentos a serem desenvolvidos apresentam aspetos inovadores e devem ser integrados com a adição de um banco de baterias para compor um powertrain elétrico que pode ser empregado tanto para conversão combustão-elétrica como para sistemas de tração de novos veículos elétricos leves, pesados ou agrícolas.
Eixo: BIO
Coordenador Geral: Mario Eduardo Santos Martins
ICT: Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
Empresa participante: Marelli Sistemas Automotivos
Objetivo geral: Motores de combustão interna (MCI) mais eficientes e menos poluentes são requisitos para atender as rigorosas legislações de emissões veiculares que visam diminuir CO2 e melhorar a qualidade do ar urbano. Neste contexto, busca-se investigar a adição de ozônio em carga parcial utilizando altos níveis de gases residuais e/ou ar para diminuir o trabalho de bombeamento. Para isso, será utilizado sistemas convencionais de eventos de válvulas, recirculação dos gases residuais externamente, uso de turbo compressor e estratégias de injeção para combustão estratificada e homogênea.
Eixo: BIO
Coordenador Geral: Sérgio de Morais Hanriot
ICT: PUC-MINAS
ICT Associada: UFMG
Empresas participantes: Stellantis; Umicore; Marelli Power; e Marelli Exaustão
Objetivo geral: O projeto propõe o desenvolvimento de uma tecnologia de reforma de etanol aplicando um inovador sistema integrado embarcado, o que possibilitará melhor aproveitamento do calor liberado no sistema de exaustão do veículo. Espera-se, assim, atingir um novo patamar para a tecnologia Flex-fuel, viabilizando ainda mais o uso do etanol com impacto positivo também no setor sucro-alcooleiro e com grande avanço para o setor automotivo e seus usuários.
Eixo: BIO
Coordenador Geral: Guenther Filho
ICT: USP
ICTs Associadas: IPT; UnB; e UFSM.
Empresas participantes: AVL; Caoa; e Bosch.
Objetivo geral: O projeto visa o desenvolvimento de um protótipo de motor movido a biogás e dedicado para uso em veículos de carga. Tem como principais etapas iniciais o estudo de alternativas para alimentação de ar e de combustível e o projeto de uma câmara de combustão que promovam o uso eficiente da mistura combustível-ar, quer do ponto de vista de conversão de energia, quer do ponto de vista da redução da produção de poluentes.
Eixo: BIO
Coordenador Geral: Alfeu Sguarezi
ICT: UFABC
ICT Associada: UNICAMP
Empresas participantes: Supplier; e Hibrema.
Objetivo geral: O projeto tem como principal objetivo a construção de um protótipo de trator agrícola com propulsão puramente elétrica. Para atingir tal objetivo foi realizada uma pareceria entre as ICTs e empresas de forma a possibilitar o desenvolvimento do sistema de acionamento eletrônico do motor de indução trifásico alimentado por baterias e, também, o desenvolvimento dos sistemas mecânico/hidráulicos de suporte, transmissão e transferência de potência para implemento deste trator.
Eixo: PAC
Coordenador Geral: José Roberto Boffino
ICT: USP São Carlos
Empresas participantes: ModelWorks; e DS Indústria.
Objetivo geral: O projeto objetiva o desenvolvimento de um sistema elétrico propulsor e regenerador integral (AW DAll Wheel Drive), atuante nas 4 rodas de um veículo automotor, sendo capaz de maximizar a sua eficiência energética por meio da eliminação do sistema de transmissão mecânica convencional (câmbio e diferencial), do controle individual de tração e da regeneração da energia de frenagem nas 4 rodas. Dessa forma, cada roda do veículo terá uma máquina e conversor elétrico exclusivos, desenvolvidos especificamente para a aplicação em questão.
Eixo: CONSEV
Coordenador Geral: Janito Vaqueiro
ICT: UNICAMP
Empresa participante: Motiva Mobilidade
Objetivo geral: Desenvolver um sistema de controle robusto do equilíbrio do triciclo (Balance Control System–BCS) baseado em modelos matemáticos (model based design, ou MBD), fazendo uso de plataformas de simulação HIL (hardware-in-the-loop), prototipagem rápida e ferramentas de geração automática de código. O resultado será o aumento da estabilidade e segurança, bem como o conforto e dirigibilidade dos triciclos, além da transferência de tecnologia para a empresa Motiva e a formação de mão de obra qualificada através da formação de alunos de mestrado e doutorado nas áreas do projeto.
Eixo: BIO
Coordenador Geral: Rafael Catapan
ICT: UFSC
Empresa participante: BMW; AVL; e Ágora.
Objetivo geral: Desenvolvimento de um protótipo de uma unidade de geração de gases automatizada e eficiente baseada em reformador de etanol, com vistas a sua aplicação na alimentação de uma SOFC de 5kW para eletrificação da propulsão veicular. A proposta contempla a síntese do reformador, o desenvolvimento e acoplamento dos subsistemas departida e de controle da unidade de geração, a simulação da eficiência global do sistema de geração de energia elétrica embarcada a partir do etanol, e a análise do retorno do investimento sobre a adoção da tecnologia em veículos de passeio.
Eixo: CONSEV
Coordenador Geral: André Pinto
ICT: UnB
Empresas participantes: Stellantis; Pirelli; Continental; e Multittech
Objetivo geral: O projeto visa contribuir para o processo de virtualização e desenvolvimento de funções de segurança ativa, em particular, da função Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC). Mais especificamente, visa atender uma demanda específica do setor automobilístico e da sociedade relacionada ao desenvolvimento, aperfeiçoamento e fornecimento da função ESC; e contribuirá diretamente para redução de custos e do tempo de desenvolvimento da referida função. Como resultados do projeto, espera-se contribuir efetivamente para o fortalecimento e a consolidação da indústria automobilística com inovação industrial, por meio de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, como também para formação de recursos humanos na área.
Coordenador geral: Roberto Silva Netto
ICT: Centro Universitário Facens
ICT’s associadas: UFSCar; USP; THI
Empresas: Stellantis; TIM
Objetivo geral: Com o propósito de reduzir os acidentes com VRUs (do inglês: Vulnerable Road User) nas vias, propõe-se o desenvolvimento de um ecossistema interconectado e cooperativo ecossistema no campus da Facens com sensores conectados via rede 5G e C-V2X. Um usuário vulnerável de estrada (VRU) é um termo utilizado para descrever um pedestre, ciclista, motociclista ou qualquer outro indivíduo que esteja em maior risco de lesões ou morte quando envolvido em uma colisão com um veículo motorizado. Os usuários vulneráveis de estrada frequentemente estão desprotegidos e têm visibilidade limitada, tornando-os mais suscetíveis a acidentes causados por veículos motorizados. Esses indivíduos podem incluir crianças, idosos, pessoas com deficiências ou aqueles que estão caminhando, pedalando ou usando outros modos de transporte não motorizados. Em muitos casos, os usuários vulneráveis de estrada também têm maior probabilidade de se envolver em acidentes devido à negligência dos motoristas de veículos motorizados.
Coordenador geral: Rodrygo Luis Teodoro Santos
ICT: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
ICT’s associadas: UFCG; UFOP
Empresa: Stellantis
Objetivo geral: Pesquisa e desenvolvimento de modelos de recomendação de produtos e serviços para o ambiente veicular, desenvolvimento de protótipos para demonstração dos modelos propostos, avaliação empírica dos modelos propostos.
SOBRE O ROTA 2030
O Programa Rota 2030 é uma iniciativa do Governo Federal, descrita na Lei Federal nº 13.755/2018, para estimular o investimento e o fortalecimento das empresas brasileiras do setor automotivo por meio do desenvolvimento e da aplicação de novas tecnologias.
A Fundep é a coordenadora de três Linhas do Programa: Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas; Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão; e Conectividade Veicular.