Rota 2030 será destaque no Encontro Norte das Fundações de Apoio (ENFAP)

Categoria: Eventos, Rota 2030

O programa Rota 2030 será destaque Encontro Norte das Fundações de Apoio (ENFAP), promovido pelo o Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES). O evento, totalmente virtual e gratuito, acontece nos dias 23 e 24 de junho. A Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) irá apresentar as regras de acesso às Linhas IV – Ferramentarias Brasileiras mais Competitivas e V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa.

O objetivo é ampliar a participação de Fundações de Apoio, Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), startups e empresas do Norte do Brasil em projetos de inovação tecnológica por meio da Rede de Cooperação em PD&I. A participação da Fundep será no dia 24 de junho, às 13 horas, com a presença do presidente, Jaime Arturo Ramírez, e da coordendora de programas, Ana Eliza Braga.

De acordo com a Ana Eliza Braga, a Rede de Cooperação em PD&I irá atuar de maneira articulada na região para a difusão das regras de acesso às Linhas IV e V do Rota 2030. “Queremos multiplicar as conexões entre ICTS, fundações e empresas para alavancar a participação e a submissão de projetos nas chamadas de financiamento. A Fundep promove a articulação de atores e investimento de recursos financeiros captados pelas Linhas IV e V em frentes de formação, capacitação e projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação que melhoram e impactam o setor automotivo e a sua cadeia de produção”, destaca.

A Linha IV do Programa Rota 2030 já possui nove projetos de PD&I em andamento, com a participação de 22 ICTs e 65 empresas da indústria automotiva (entre montadoras, sistemistas e ferramentarias). O aporte financeiro da Fundep é de R$ 29 milhões. Já na Linha V, são 16 projetos em execução, com a presença de 29 ICTS e 30 empresas. O investimento da Fundep é de R$ 34 milhões.

Encontro Norte das Fundações de Apoio (ENFAP)

O Encontro Norte das Fundações de Apoio (ENFAP) será promovido pelo CONFIES nos dias 23 e 24 de junho, totalmente virtual e gratuito.

O ENAP é um espaço de debates e abordará questões sobre o futuro da ciência e tecnologia e das fundações de apoio às universidades públicas e institutos federais de ensino e pesquisa; os desafios de se fazer Ciência na Amazônia; Rota 2030; o futuro pós-pandemia, além de outras discussões igualmente importantes.

Rede de Cooperação em PD&I

A Fundep e o CONFIES promovem a Rede de Cooperação em PD&I.  O Protocolo de Intenções potencializa o desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica no âmbito das Linhas IV – Ferramentarias Brasileiras mais Competitivas e V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão, do Programa Rota 2030.

A ação fortalece a conexão entre Fundações de Apoio, Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e empresas da cadeia automotiva para o desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica. Essa conexão será estimulada a partir do Conecta Rota, uma plataforma para cadastrar desafios e oportunidades para o desenvolvimento de inovações tecnológicas aderentes às Linhas IV e V do programa Rota 2030.