Linha V: Resultado Preliminar da 1ª Etapa da Chamada Pública Intec+

A Fundep divulgou nesta segunda-feira (02/08) o Resultado Preliminar da 1ª Etapa da Chamada Pública Intec+, da Linha V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão, do programa Rota 2030.

Foram classificadas oito (08) propostas. Cinco (05) projetos fazem parte do grupo Intec+Startup e outros três (03) estão enquadrados na Intec+ICT.

O prazo para a apresentação de recursos vai até 09 de agosto, às 17 horas, por meio do sistema de submissão de propostas. O Resultado Final da 1ª Etapa será divulgado no dia 16 de agosto.

A chamada está divindade em dois grupos de projetos: Intec+ICT e Intec+Startup. A Fundep pretende aportar até R$ 12 milhões em propostas de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e startups. O objetivo é promover o desenvolvimento de inovação industrial por meio de soluções tecnológicas para ampliar e consolidar a cadeia automotiva nacional.

A pesquisadora da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mona Lisa Moura, que faz parte da Coordenação Técnica da Linha V, explica que a chamada busca receber e desenvolver projetos com alto potencial de incorporação de tecnologia e atender as demandas da cadeia automotiva. “Queremos tecnologias mais maduras para atender as demandas do setor. Projetos que já tenham alcançado a maturação de desenvolvimento, com TRL a partir de 6, e que estejam na fase de apresentar resultados na forma de protótipos, produtos, processos ou serviços com potencial de aplicação direta na cadeia automotiva”, destaca.

SOBRE A LINHA V

A partir da aliança entre os principais atores que representam o conhecimento do setor (empresas, entidades representativas e Instituições de Ciência e Tecnologia – ICTs), serão habilitadas as competências necessárias para capacitar a cadeia automotiva.

A Fundep é a coordenadora da Linha V. A Coordenação técnica é da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE).