Linha V: Confira o resultado final da chamada pública “Do berço ao portão”

A Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), coordenadora da Linha V do programa Rota 2030:  Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão, divulgou nesta sexta-feira (10/06) o resultado final da chamada pública “Do berço ao portão”.  O objetivo da chamada é desenvolver um projeto que irá determinar a captura de carbono no intervalo do “berço ao portão” de veículos leves tipo automóveis fabricados no território nacional.

A proposta “Do berço ao portão: Pegada de Carbono de veículos leves fabricados no Brasil”, do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP), foi aprovada. A iniciativa receberá um aporte de R$ 6,4 milhões.

A chamada foi elaborada em alinhamento com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Ao todo, foram submetidas oito (08) propostas.

PROJETO APROVADO

Proposta: “Do berço ao portão: Pegada de Carbono de veículos leves fabricados no Brasil”

ICT Proponente: Centro de Estudos em Sustentabilidade da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP)

Coordenador Geral: Prof. Mario Monzoni

ICT Associada: Departamento de Energia da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas (FEM/UNICAMP)

Valor total: R$ 6.497.703,27​

O objetivo da proposta é determinar a pegada de carbono de veículos leves tipo automóveis fabricados no Brasil, do berço ao portão da fábrica, comparado aos veículos leves fabricados no mundo, seguindo os requisitos das normas de Avaliação do Ciclo de Vida.

A projeto envolverá a avaliação de até oito veículos representativos do setor brasileiro e a elaboração de uma ferramenta setorial para cálculo da pegada de carbono, para ser disponibilizada ao setor automobilístico brasileiro e demais atores envolvidos.

A execução está organizada em seis etapas de trabalho, que envolvem o refinamento do plano de trabalho, a caracterização do setor automobilístico brasileiro, o estudo da pegada de carbono de veículos leves produzidos no Brasil, análise comparativa com veículos leves produzidos em outros países, o desenvolvimento de uma ferramenta setorial de cálculo, o engajamento e capacitação de atores e a elaboração de uma estratégia de divulgação e comunicação dos resultados com a comunidade científica e sociedade civil.

SOBRE A LINHA V

A partir da aliança entre os principais atores que representam o conhecimento do setor (empresas, entidades representativas e Instituições de Ciência e Tecnologia – ICTs), serão habilitadas as competências necessárias para capacitar a cadeia automotiva.

A Fundep é a coordenadora da Linha V. A Coordenação técnica é da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE).