Linha V: Resultado Final da Chamada Pública de PD&I 03/2022

A Fundep divulgou nesta segunda-feira (31/10) o resultado final da Chamada Pública de PD&I 03/2022 da Linha V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão, do programa Rota 2030.

Foram aprovados 04 (quatro) projetos. O aporte total da Fundep será de R$ 6,5 milhões.  Ao todo, as propostas têm a participação de 08 (oito) Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e 05 (cinco) empresas. As contrapartidas dos parceiros somam mais de R$ 4 milhões.

Os projetos são coerentes com as demandas da cadeia e podem contribuir para a solução de grandes questões tecnológicas e para a geração de conhecimentos inovadores para o setor automotivo brasileiro.

PROJETOS APROVADOS

As propostas selecionadas têm o intuito de promover o desenvolvimento da indústria nacional. Os projetos aprovados são dos eixos de BIO (Bioenergia Eficiente Aplicada ao Setor dos Transportes) e CONSEV (Condução Segura e Eficiente de Veículos). Confira:

Sistema integrado de recuperação de energia para plataformas flex-fuel híbridas
Eixo: BIO
Coordenador Geral: André Valente Bueno
Proponente: UFC
ICTs Associadas: UECE; UNICAMP; UTFPR;
Empresas: Volkswagen do Brasil
Aporte Fundep: R$ 2.971.961,12
Contrapartida: R$ 1.697.470,02

Plataforma para monitoramento, identificação e prognóstico de falhas em sistemas de veículos comerciais utilizando técnicas de inteligência artificial
Coordenador Geral: Rômulo Gonçalves Lins
Proponente: UFABC
Empresa: Scania
Aporte Fundep: R$ 631.983,35
Contrapartida: R$ 1.467.750,00

Avaliação do Desempenho de Aços Avançados de Alta Resistência Nacionais para Uso de Componentes de Segurança Veicular
Coordenador Geral: Sinésio Domingues Franco
Proponente: UFU
ICT associada: USP
Empresas: USIMINAS, General Motors
Aporte Fudep: R$ 1.856.787,05
Contrapartida: R$ 592.006,40

Desenvolvimento de pastilhas de freio com mesmo coeficiente de atrito e com redução de emissão de partículas finas
Coordenadora Geral: Andrea Piga Carboni
Proponente: UFSC
Empresa: Frasle
Aporte Fundep: R$ 1.049.730,00
Contrapartida: R$ 301.200,00

SOBRE A LINHA V

A partir da aliança entre os principais atores que representam o conhecimento do setor (empresas, entidades representativas e Instituições de Ciência e Tecnologia – ICTs), serão habilitadas as competências necessárias para capacitar a cadeia automotiva.

A Fundep é a coordenadora da Linha V. A Coordenação técnica é da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE).