Linha V: Resultado Final da Chamada Pública de PD&I 02/2020

Categoria: Linha V

A Fundep divulgou nesta segunda-feira, 8, o resultado final da Chamada Pública de PD&I 02/2020 da Linha V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão, do Programa Rota 2030.

Foram aprovadas seis (06) propostas. A Fundep irá aportar R$ 4,9 milhões. As contrapartidas econômicas somam R$ 6 milhões e as financeiras R$ 57 mil. O valor total dos projetos é de R$ 11 milhões.

Participam dos projetos aprovados 14 empresas e oito Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs).

De acordo com a professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mona Lisa Moura, que integra a coordenação técnica da Linha V, os projetos aprovados no Eixo I – BIO: Bioenergia Eficiente Aplicada ao Setor dos Transportes e Eixo II – CONSEV: Condução Segura e Eficiente de Veículos possuem caráter inovador, com proposta de tecnologias diruptivas que visam o aumento da competitividade da cadeia automotiva nacional.

“As propostas aprovadas no eixo de biocombustíveis, não esquecendo das vocações do Brasil quando se trata do assunto, vão desde a síntese de reformador a etanol, e desenvolvimento de sistemas para aplicação na alimentação de  Célula a Combustível de Óxido Sólido (SOFC), até a melhoria de desempenho em motores utilizados em veículos pesados. Operando com misturas ternárias de ‘diesel verde’ (HVO – Hydrotreated Vegetable Oil) com diesel/biodiesel e, ainda, com a integração de sistemas de captura do CO2 on board”, destaca.

Ainda segundo Mona Lisa, os projetos selecionados em  segurança veicular contribuem para o desenvolvimento do setor. “São projetos na área de modelagem e controle de sistemas veiculares de suspensão, sistemas controle de equilíbrio e estabilidade de veículos, posicionamento veicular terrestre, monitoramento e instrução de veículo à distância e em tempo real e sistema de integração para veículos agrícolas conectados, no que diz respeito a aplicação em agricultura de precisão e segura”, explica.

No Eixo III – PAC: Propulsão Alternativa à Combustão, o projeto aprovado propõe o desenvolvimento de uma solução de autonomia estendida para veículos elétricos a partir da geração de hidrogênio sustentável a bordo e utilização de pilha de combustível para geração de energia elétrica suficiente para o carregamento contínuo das baterias que alimentam os motores elétricos.

Propostas aprovadas

Unidade autônoma eficiente de geração de gases para células a combustíveis de óxido sólido (SOFC) baseado em reformador de etanol
Eixo I – BIO
ICT: UFSC
Empresas: BMW do Brasil; AVL South America; Ágora Tech Park
Coordenador: Rafael Camargo Catapan
Aporte Fundep: R$ 983.020,40
Contrapartidas econômicas: R$ 1.270.790,72
Valor total: R$ R$ 2.253.811,12

Melhoria do desempenho de caminhão pesado através do uso de diesel verde e redução das emissões de CO2
Eixo I – BIO
ICTs: UFMG; INT
Empresa: Caoa Montadora de Veículos Ltda.
Coordenador: Jadson Cláudio Belchior
Aporte Fundep: R$ 995.799,19
Contrapartidas econômicas: R$ 2.092.449,82
Valor total: R$ 3.088.249,01

Sistema de Posicionamento por Ponto Preciso em Tempo Real com Integração INS/GNSS para Veículos Agrícolas Conectados
ICTs: UFLA; University of California Riverside
Empresa: Inovação em Mecanização Agrícola CEIFA Ltda.
Coordenador: Felipe Oliveira Silva
Aporte Fundep: R$ 484.110,00
Contrapaartidas econômicas: R$ 379.972,00
Contrapartidas financeiras: R$ 27.000,00
Valor total: R$ 891.082,00

Desenvolvimento de uma metodologia para projeto, verificação e validação da função Controle Eletrônico de Estabilidade
ICT: UnB
Empresas: Fiat Chrysler Automóveis (FCA); Pirelli Pneus; Multittech; Continental
Coordenador: André Murilo
Aporte Fundep: R$ 722.977,40
Contrapartidas econômicas: R$ 1.455.346,16
Contrapartidas financeiras: R$ 30.000,00
Valor total: R$ 2.208.323,56

Sistema de Suspensão Semi-Ativa para Controle Avançado de Estabilidade (SUSP-EST)
ICTs: USP; UnB
Empresas: AVL; Robert Bosch Ltda.; Continental; Vector; Schaeffler; Cofap; CAOA; FCA
Coordenador: Diego Colón
Aporte Fundep: R$ 996.534,00
Contrapartidas econômicas: R$ 485.240,00
Valor total: R$ 1.481.774,00

Desenvolvimento de solução de autonomia estendida para veículos elétricos a partir de hidrogênio sustentável e pilha de combustível
Eixo III – PAC
ICT: UFPR
Empresa: Renault do Brasil
Coordenador: José Viriato Coelho Vargas
Aporte Fundep: R$ 753.911,51
Contrapartidas econômicas: R$ 324.200,00
Valor total: R$ 1.078.111,51

Chamada de PD&I 01/2021

A Chamada Pública de PD&I 01/2021 da Linha V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão, do Programa Rota 2030, receberá a submissão de propostas até o dia 9 de abril.

Serão aportados até R$ 33 milhões em projetos desenvolvidos por Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) em parceria com empresas e startups de todo o Brasil.

Linha V

A Linha V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão tem como diretriz a eletrificação do powertrain veicular para a alta eficiência energética, a utilização de biocombustíveis para a geração de energia e a adequação do contexto brasileiro de infraestrutura de abastecimento.

Coordenação técnica é da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI) e da Universidade Estadual do Ceará (Uece).