Linha IV: Resultado Final da 2ª Rodada de propostas para Chamadas Públicas

A Fundep divulgou nesta sexta-feira, 13, o Resultado Final da 2ª Rodada de submissão de propostas para as Chamadas Públicas da Linha IV – Ferramentarias Brasileiras mais Competitivas, do Programa Rota 2030. O resultado é para projetos apresentados no EIXO I – Aperfeiçoamento e implementação; EIXO II – Pesquisa, desenvolvimento e inovação; e EIXO III – Pesquisa e desenvolvimento disruptivos.

Foram aprovadas duas propostas, que somam o valor total de R$ 21,2 milhões (R$ 10,1 milhões em aporte da Linha e R$ 11,1 milhões em contrapartidas). Ao todos, participam dos projetos selecionados cinco diferentes Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e 42 empresas.

Projetos aprovados

→ FERA – Ferramentas Manufaturadas Aditivamente

ICTs: Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA); Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT); e Instituto Senai de Inovação em Sistemas de Manufatura e Processamento a Laser (ISI Laser).

Coordenador: Ronnie Rodrigo Rego

Montadoras envolvidas: Fiat Chrysler Automoveis Brasil Ltda; Ford Motor Company Brasil Ltda; General Motors do Brasil Ltda; Mercedes-Benz do Brasil; Peugeot Citroen Automóveis do Brasil Ltda.

Empresas participantes: Alkimat Tecnologia Ltda; Blaser Swisslube do Brasil Ltda; Robert Bosch do Brasil Ltda; Casafer Comercial Importadora Ltda; Companhia Industrial de Peças; Emicol Eletroeletrônica SA; Farcco Tecnologia Industrial Ltda; Höganäs Brasil Ltda; Indab Indústria Metalúrgica Ltda; JR Oliveira Indústria Metalúrgica Ltda; Iochpe Maxion SA; Niken Indústria e Comércio Metalúrgica Ltda; Indústrias Romi SA; Rosler Otec do Brasil Ltda; Sabó Indústria e comércio de Autopeças SA; Star SU Indústria de Ferramentas Ltda; STIHL Ferramentas Motorizadas Ltda; Missler Software Brasil Comércio de Softwares Ltda; VAS Tecnologia Industrial Eireli EPP; VirtualCAE Comércio de Serviços de Sistemas Ltda; Welle Tecnologia Laser SA.

→ MISCAE – Modelagem e Identificação de Defeitos em Superfícies Classe A e Estruturas Estampadas

ICTs: Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA); FATEC São José dos Campos, Fundação Getúlio Vargas.

Coordenador: Alfredo Rocha de Faria

Montadoras participantes: Fiat Chrysler Automoveis Brasil Ltda; Ford Motor Company Brasil Ltda; General Motors do Brasil Ltda; Nissan; Renault; Toyota.

Empresas integrantes: Aethra; Autaza; BR Matozinhos; CSN; ESI; FHS Ferramentaria; Metalúrgica Futuro; Gestamp; Injetaq; NCAM; Siemens; 6Pro; TRDI; VirtualCAE.

Sobre a Linha IV

O setor ferramenteiro está em destaque no Programa Rota 2030. A Linha IV – Ferramentarias Brasileiras mais Competitivas visa solucionar as dificuldades de empresas com baixa produtividade e defasagem tecnológica, capacitando a cadeia de ferramental de produtos automotivos para atingir competitividade em nível mundial.

A partir da aliança entre os principais atores que representam o conhecimento do setor (empresas, entidades representativas e Instituições de Ciência e Tecnologia – ICTs), serão habilitadas as competências necessárias para capacitar a cadeia de ferramentarias.

A Coordenação técnica a Linha IV é do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

Chamadas Públicas

As chamadas da Linha IV – Ferramentarias Brasileiras mais Competitivas são para projetos de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) em parceria com empresas e startups de todo o Brasil, com o intuito de apoiar e fomentar intercâmbio científico e tecnológico entre grupos de pesquisa e a cadeia automotiva para o desenvolvimento de programas de capacitação técnico-científico-gerencial para elevar a produtividade e competitividade da cadeia nacional de ferramentaria ao patamar mundial.