Projeto FERA é destaque em evento internacional nos EUA

Categoria: Eventos, Linha IV

Projeto FERA, coordenado pelo ITA, foi destaque no AMUG 23 – Additive Manufacturing Users Group, em Chicago (EUA)

O projeto “FERA – Ferramentas Manufaturadas Aditivamente”, desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), Instituto Senai de Inovação em Sistemas de Manufatura e Processamento a Laser (ISI Laser) e o Instituto Fraunhofer IPK de Berlim, por meio do programa Rota 2030, foi destaque em evento internacional em Chicago, nos Estados Unidos. A conferência AMUG 23 – Additive Manufacturing Users Group, destaque em nível mundial em tecnologias relacionadas a manufatura aditiva, foi realizada no último mês de março.

De acordo com os pesquisadores participantes do evento, o projeto foi apresentado como um todo, destacando cada um dos seus casos de aplicação. “Foi dada uma ênfase especial a dois cases do projeto, um deles relacionados ao reparo de moldes de estampagem e o outro relacionado a construção de dispositivos de fixação utilizando manufatura aditiva”, explicam.

Desenvolvido por meio da Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais competitivas, do Rota 2030, o projeto FERA integra a cadeia de ferramentarias brasileiras para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras de manufatura aditiva metálica dedicadas ao aumento da competitividade do setor. Ao todo, participam da execução três Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT’s) e 26 empresas do setor automotivo, entre ferramentarias, montadoras e startups. A aporte total da Fundep é de R$ 5,9 milhões.

Para equipe do projeto, a experiência em um evento focado em manufatura aditiva com abrangência mundial é de extrema relevância, tanto para entender melhor o que outros países e instituições estão fazendo em termos de pesquisa e aplicação. “Este tipo de evento traz benefícios palpáveis para o desenvolvimento do projeto. Foi possível constatar que outros países seguem as mesmas linhas de pesquisa e que o projeto FERA está no mesmo patamar de igualdade em termos de desenvolvimento. As interações com as empresas participantes também possibilitam buscar parcerias internacionais para futuros projetos, tornando possível buscar tecnologias ainda não disponíveis no Brasil”, destacam.

PROJETOS DE DEMONSTRADOR – FERA

O projeto FERA, executado pelo ITA, em parceria com outras duas ICT’s e 26 empresas do setor automotivo, desenvolve um demonstrador direcionado para a diminuição dos tempos de fabricação de ferramental, aumento de desempenho de ferramentas e diminuição de custos associados. O projeto visa atingir o nível de maturidade tecnológica, de modo a validar métodos e protótipos em escala laboratorial.

O investimento, com recursos da Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais competitivas, do Rota 2030, é de R$ 5,9 milhões, com contrapartida total dos participantes de R$ 5,6 milhões.

A gerente de apoio aos negócios da Unidade Materiais Avançados do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Ana Paola Villalva Braga, coordenadora técnica da Linha IV, explica que um demonstrador reproduz o passo-a-passo das etapas de fabricação de um ferramental. “Durante as etapas incorpora tecnologias de ponta e práticas comuns do setor. O objetivo é que seja possível aprender durante todo o processo e medir os gargalos, os custos e onde se agrega valor a um molde ou peça produzida por ele”, ressalta.

FERA – Ferramentas Manufaturadas Aditivamente

Proponente: Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA

Coordenador Geral: Ronnie Rodrigo Rego

ICTs Associadas:

Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT); Instituto Senai de Inovação em Sistemas de Manufatura e Processamento a Laser (ISI Laser); e  Instituto Fraunhofer IPK de Berlim

Empresas participantes:

FCA Fiat Chrysler Automoveis Brasil; Ford Motor Company Brasil; General Motors do Brasil; Mercedes-Benz do Brasil; Peugeot Citroen Automóveis do Brasil Ltda.; Alkimat Tecnologia Ltda.; Blaser Swisslube do Brasil Ltda.; Robert Bosch do Brasil Ltda.; Casafer Comercial Importadora Ltda.; Companhia Industrial de Peças; Emicol Eletroeletrônica SA; Farcco Tecnologia Industrial Ltda; Höganäs Brasil Ltda.; Indab Indústria Metalúrgica Ltda.; JR Oliveira Indústria Metalúrgica Ltda.; Iochpe Maxion SA; Niken Indústria e Comércio Metalúrgica Ltda.; Indústrias Romi SA; Rosler Otec do Brasil Ltda.; Sabó Indústria e comércio de Autopeças SA; Star SU Indústria de Ferramentas Ltda.; STIHL Ferramentas Motorizadas Ltda.; Missler Software Brasil Comércio de Softwares Ltda.; VAS Tecnologia Industrial Eireli EPP; VirtualCAE Comércio de Serviços de Sistemas Ltda.; Welle Tecnologia Laser AS.

Aporte Fundep: R$ 5,9 milhões

Contrapartidas: R$ 5,6 milhões

Confira fotos do evento

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro de todas as ações, desenvolvidas por meio do Rota 2030, que geram impacto e contribuem para ampliar a competitividade do setor automotivo.