Linha V: Até R$ 25,5 milhões disponíveis para projetos de PD&I em biocombustíveis, segurança veicular e propulsão alternativa à combustão

A Fundep está em busca de projetos de PD&I capazes de impactar no setor automotivo nas áreas de biocombustíveis, segurança veicular e propulsão alternativa à combustão. A Linha V do Rota 2030 está com duas chamadas abertas para a seleção de propostas. Serão investidos até R$ 25,5 milhões em projetos desenvolvidos por Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), empresas (de pequeno, médio e grande porte) ou startups de todo o Brasil.

Os projetos devem possibilitar o desenvolvimento de inovação industrial por meio de soluções tecnológicas para ampliar e consolidar a cadeia automotiva nacional, incentivando o aumento da produtividade e a geração de empregos.

Conheça, abaixo, mais sobre as duas chamadas abertas para propostas:

Intec+

Projetos nos eixos de biocombustíveis, segurança veicular e propulsão alternativa à combustão.

O foco é o desenvolvimento de tecnologias potencialmente disruptivas e com impacto direto sobre as demandas do setor automotivo. Serão selecionadas tecnologias que se encontram, no mínimo, no nível de TRL 4 (validação de componentes/subsistemas em ambiente laboratorial), com potencial de alcançar o TRL 9 (sistema real desenvolvido e aprovado através de operações bem-sucedidas).

O período de execução pode variar entre 30 e 36 meses, tendo como resultado protótipo, produto, processo ou serviço com potencial de aplicação direta na cadeia automotiva.

O investimento total será de até R$ 12 milhões. A submissão de propostas é até 03/02/2023 (às 17 horas).

A submissão de propostas está organizada em dois grupos:

Intec + Empresas:

Projetos de inovação tecnológica executados por startups ou empresas (de pequeno, médio e grande porte) nas áreas de bicombustíveis, segurança e propulsão veicular.

Cada projeto pode receber aportes de até R$ 4 milhões. A contrapartida financeira ou econômica será de acordo com o porte da empresa (não é obrigatória para as micro e pequenas empresas proponentes, por exemplo).

Intec + Institutos:

Projetos de PD&I nas áreas de bicombustíveis, segurança e propulsão veicular desenvolvidos por Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), em parceria com empresas e organizações do setor produtivo.

Cada projeto pode receber aportes de até R$ 4 milhões. A ICT deve apresentar contrapartida financeira e/ou econômica correspondente a 10% do recurso total aportado. O valor da contrapartida das empresas, em conjunto, é proporcional ao valor financiado pela Fundep e variável conforme porte das organizações participantes.

Nesta modalidade, não será obrigatório a presença de uma fundação de apoio (será possível apresentar uma carta de atestado de capacidade técnica para gestão de recurso público).

Chamada Pública de PD&I 04.2022

Projetos nos eixos de biocombustíveis, segurança veicular e propulsão alternativa à combustão, desenvolvidos por Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) em parceria com empresas e startups de todo o Brasil, nos eixos de biocombustíveis, segurança veicular e propulsão alternativa à combustão.

As propostas devem contemplar a participação de, ao menos, uma ICT e uma empresa. Busca-se soluções claras e efetivas para as demandas estabelecidas nas linhas temáticas, de modo a contribuir horizontalmente para o aumento da competitividade do setor automotivo nacional.

Até R$ 13,5 milhões serão aportados pela Fundep.  Cada projeto poderá receber até R$ 3 milhões em aportes, com execução de até 36 meses. As ICTs são obrigadas a apresentar contrapartida financeira e/ou econômica correspondente a 10% do recurso total. O valor da contrapartida das empresas participantes, em conjunto, é proporcional ao valor financiado pela Fundep e variável conforme porte das organizações participantes.

Prazo para submissão de propostas: até 17/02/2023 (às 17 horas).

Sobre a Linha V do Rota 2030

Atualmente, a Linha V do Rota 2030 tem 67 projetos de PD&I em execução, que somam mais de R$ 222 milhões (R$ 108 milhões de aportes da Fundep + R$ 113 milhões em contrapartidas). Ao todo, são 57 ICTs e 77 empresas da cadeia automotiva participantes.

A Fundep é a coordenadora da Linha V. A coordenação técnica é da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

O Rota 2030 foi criado pelo Governo Federal para desenvolver o setor automotivo brasileiro. Ele reduz a alíquota de importação de autopeças não produzidas no país e, em troca, empresas depositam 2% do valor importado em projetos do programa.

Até o momento, a Fundep recebeu mais de R$ 200 milhões em aportes na Linha V. São mais de 45 empresas do setor automotivo que acreditam no potencial tecnológico e de desenvolvimento da iniciativa. Cabe à Fundep em parceria com a coordenação técnica, aplicar os recursos em ações de gerar resultados transformadores para o setor.