Chamada Pública de PD&I 01/2023 – Conectividade Veicular

Atenção: O cronograma da chamada foi alterado. Clique aqui e confira a Nota de Retificação Nº 04. 

A Fundep, Fundação de Apoio da UFMG, coordenadora da Linha VI – Conectividade Veicular, do Rota 2030, convida a comunidade científica, industrial e de inovação para a submissão de propostas na Chamada Pública de PD&I 01/2023.

Serão aportados até R$ 18 milhões em projetos colaborativos de PD&I em conectividade veicular. O objetivo é gerar conexões transformadoras capazes de oferecer soluções de inovação aberta impactantes de curto e médio prazo na indústria automotiva.

A seleção de projetos será para as linhas temáticas: Conectividade: Meio Ambiente e Descarbonização; Conectividade do Veículo com o Ambiente Externo; Tecnologia da Privacidade e Segurança de Dados; e Serviços, Diagnóstico e Manutenção Preditiva de Veículos.

  • Prazo para submissão de propostas: 17/09/2023 até às 23h59.
  • Dúvidas: chamadasrota@fundep.com.br

RESULTADOS DA CHAMADA

DOCUMENTO DA CHAMADA

NOTA DE RETIFICAÇÃO

ARQUIVOS DA CHAMADA

SISTEMA DE SUBMISSÃO DE PROPOSTAS

CRONOGRAMA DA CHAMADA

LINHAS TEMÁTICAS

Conheça as linhas temáticas da Chamada Pública de PD&I 01/2022:

Os sensores disponíveis nos veículos e nos dispositivos móveis, como os smartphones, oferecem novas possibilidades para o monitoramento do ambiente interno e externo veicular. Nesta área, buscamos projetos que permitam o desenvolvimento de novos negócios e aplicações que gerem soluções para redução de impactos ao meio ambiente, promovendo a descarbonização no contexto da mobilidade veicular. As propostas de projetos, inovadores e disruptivos, devem compreender uma ou mais linhas temáticas caracterizadas a seguir:

a) Promoção de conectividade em sistemas veiculares legados;

b) Soluções de logística de transporte de mercadorias baseadas em conectividade veicular com impactos em descarbonização e meio ambiente;

c) Uso de veículos como sensores de variáveis de meio-ambiente e do tráfego;

d) Monitoramento de variáveis que promovam o tráfego inteligente e descarbonização;

e) Aplicações de conectividade veicular para monitoramento de poluição sonora ou ambiental;

f) Novos serviços que promovam a descarbonização por meio de conectividade veicular.

Exemplos: Sistemas de sugestão de rotas com baixa emissão de gramas de gás carbônico; Mapeamento de parâmetros otimizados de condução (velocidade, troca de marchas, temperatura interna) para redução de emissões; Uso de sensores automotivos para estimar índices de qualidade do ambiente externo; Uso de sensores automotivos para auxílio na prevenção de queimadas; dentre outros.

A conectividade do veículo com o meio externo oferece grande oportunidade para a atuação na fidelização do cliente por meio de experiências personalizadas, da mesma forma que se apresenta como grande oportunidade para geração de novas receitas e novos negócios na indústria automotiva por meio do acesso a dados. Nesta área, buscamos projetos que tragam negócios e aplicações inovadoras baseados na habilidade dos veículos de se comunicarem com o seu entorno, vehicle-to-vehicle (V2V), vehicle-to-pedestrian (V2P), vehicle-to-everything (V2X), disponibilizando dados que podem ser utilizados para modelar novos produtos e serviços, bem como aproximando a relação da indústria com o usuário do produto. A conectividade de tudo que circunda um veículo com o próprio veículo será fundamental para proporcionar experiências personalizadas, conforto, segurança no trânsito, eficiência dos sistemas de transporte de todo o mundo e cidades mais inteligentes.

As propostas de projetos, inovadores e disruptivos, devem compreender uma ou mais linhas temáticas caracterizadas a seguir:

a) Aplicações inovadoras para setor automotivo que utilizem comunicação V2X;

b) IoT aplicado à conectividade veicular;

c) Novos serviços de cidades inteligentes decorrentes do uso de conectividade veicular;

d) Visão computacional aplicada à segurança, entretenimento e auxílio a condução veicular;

e) Infraestrutura de cidades inteligentes para conectividade veicular;

f) Novas aplicações de cidades inteligentes para monitoramento de veículos;

g) Novos serviços baseados nas informações georreferenciadas do veículo;

h) Realidade aumentada aplicada à condução veicular.

Exemplos: Sistema de detecção de travessias de pedestres e ciclistas; Desenvolvimento de protocolos padronizados de conectividade; Uso de dados de conectividade para semáforos inteligentes; Uso de sensoriamento veicular para planejamento de gestão de vias públicas; Uso de visão computacional veicular aplicada à segurança pública; Sistemas inteligentes de detecção de agressividade de condução; dentre outros.

Este novo universo de aplicações dentro e fora dos veículos envolvem novos desafios em segurança e privacidade de dados. Carros modernos devem proteger dados e informação sensível de seus usuários, garantindo requisitos de segurança, autenticação, controle de acesso, disponibilidade e privacidade. O uso de comunicação sem fio V2X gera novos desafios em segurança de dados. Sistemas inteligentes poderão reconhecer padrões de condução do motorista, detectar fraudes e tentativas de invasão e ataques. 

Nesta área, buscamos projetos que tenham como objetivo o desenvolvimento de soluções práticas, inovadoras e multiplicáveis que garantam a segurança e privacidade de dados no âmbito de conectividade veicular.

As propostas de projetos, inovadores e disruptivos, devem compreender uma ou mais linhas temáticas caracterizadas a seguir: 

 a) Inteligência artificial distribuída utilizando a conectividade veicular;  

b) Tecnologias de aprendizado de máquina que preservem privacidade do condutor e/ou do fabricante;  

c) Estratégias de mitigação ou resposta a ataques cibernéticos no contexto veicular; 

d) Proteção dos dados relacionados à conectividade veicular; 

e) Privacidade dos dados do usuário e do veículo; 

f) Detecção e prevenção de ataques de segurança no ambiente veicular; 

 Exemplos: Coleta de medições embarcadas e aplicação de inteligência artificial distribuída; Soluções de cybersegurança dos sistemas veiculares; Sistemas de proteção de dados pessoais em e-commerce no contexto veicular; dentre outros. 

No contexto automotivo, a manutenção condicional orienta as intervenções e reparos em veículos e seus sistemas produtivos, a partir do acompanhamento do “estado de saúde”, calculado utilizando variáveis de monitoramento e técnicas estatísticas e computacionais. Os programas de manutenção 4.0 (do inglês, condition based maintenance – CBM), inserido no contexto da indústria 4.0, incluem um conjunto de técnicas avançadas de análise de dados (data mining, data analytics, machine learning) para processar enormes quantidades de dados produzidas por sensores, seja no produto final ou nos sistemas produtivos. Como resultado, os sistemas de manutenção inteligentes permitem a elaboração de diagnóstico mais precisos e são capazes de planos de ação mais eficazes, maximizando a disponibilidade dos veículos e dos sistemas produtivos a um custo operacional menor. As propostas de projetos, inovadores e disruptivos, devem compreender uma ou mais linhas temáticas caracterizadas a seguir: 

a) Monitoramento da saúde do veículo através de integração e comunicação de sensores;  

b) Uso de IoT e conectividade veicular para suporte a diagnóstico e manutenção preditiva; 

c) Sistema de monitoramento de veículos que utiliza conectividade veicular; 

d) Tecnologias que promovam melhoria de manutenção preventiva e preditiva de veículos; 

e) Uso de inteligência artificial para previsão de demandas de manutenção e peças automotivas. 

Exemplos: Uso de dados de sensoriamento veicular para planejamento de manutenção preditiva; Desenvolvimento de soft-sensors para estimar a vida útil de baterias; Uso de sensores em rodovias para prever desgaste em rodas de caminhões de carga; Uso de sensoriamento veicular e inteligência artificial para predição de eficiência do sistema de ar-condicionado; Uso de conectividade em veículos elétricos para planejamento de uso de infraestrutura de recarga; Uso de dados de veículos elétricos e inteligência artificial para a predição do tempo de vida de baterias; dentre outros.  

As áreas temáticas contempladas nesta chamada não preveem o desenvolvimento de tecnologias relacionadas à conectividade industrial/de chão de fábrica. 

VÍDEO DE LANÇAMENTO

MANUAL DE OPERAÇÕES

O Manual de Operações do Rota 2030, das Linhas coordenadas pela Fundep, tem o objetivo de orientar e disciplinar os procedimentos vinculados à execução de projetos de pesquisa, ciência, tecnologia e inovação financiados por meio de recursos aportados em atividades desenvolvidas no âmbito do programa.

SOBRE A LINHA VI

A pauta de conectividade veicular foi considerada pelo Governo Federal uma prioridade no Rota 2030, programa com o objetivo de ampliar a competitividade e a capacidade produtiva da indústria automotiva nacional.  A Linha VI – Estímulo à Produção de Tecnologias Relacionadas à Conectividade Veicular visa promover a pesquisa, desenvolvimento e a inovação (PD&I) em conectividade veicular, contribuindo para o desenvolvimento Industrial e tecnológico do setor automotivo e sua cadeia de produção, promovendo impacto e abrangência nacional.

A coordenação Técnica da Linha VI é da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

SAIBA MAIS