Estudo experimental da tecnologia dual-fuel em motores de ignição por compressão utilizando diesel renovável (HVO/Farnesano) com etanol, hidrogênio ou biogás

Chamada Pública 01/2020 - Linha V


Situação: Em Execução



Aporte Fundep: R$ 757.171,80



Início: 12/01/2021



Duração: 30 meses


  • ICTs: Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI; Universidade Estadual Paulista – UNESP
  • Empresas: FTP Industrial
  • Coordenador Geral: Christian Jeremi Coronado Rodriguez
  • Eixo: BIOET
  • Chamada Pública: 01/2020
  • Contrapartida Econômica: R$ 985.531,00
  • Fundação de Apoio: Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão de Itajubá – Fapepe

  • OBJETIVO GERAL:

Realizar análise experimental da tecnologia dual-fuel em motores de ignição por compressão utilizando biocombustíveis de relevância na matriz energética brasileira (diesel/HVO/farnesano-etanol, diesel/HVO/farnesno-H2 e diesel/HVO/farnesano-biogás) para aumentar a eficiência de conversão de combustível, reduzir as emissões de poluentes e desenvolver tecnologia para aplicação em motores da empresa FPT Industrial.

  • OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Revisão bibliográfica da tecnologia dual-fuel utilizando biocombustíveis, e de respectivas estratégias de hardware, calibração e modos de combustão (taxa de substituição, LTC – Low temperature combustion, RCCI – Reactivity controlled compression ignition);
  • Testes experimentais em motor monocilindro de pesquisa com cada biocombustível em bancada instrumentada para montar uma base de dados e mostrar o potencial e as dificuldades existentes;
  • Desenvolvimento e aplicação de metodologia de cálculo para análise da combustão e emissões do modo de combustão dual-fuel;
  • Simulação unidimensional e tridimensional da combustão e desempenho do motor monocilindro, auxiliando na caracterização e análise do modo dual-fuel, utilizando a plataforma ANSYS/Fluent;
  • Instalação e comissionamento de uma sala de teste de motores para realizar testes dual-fuel com biocombustíveis em um motor da FPT Industrial;
  • Definição de hardware e sistema de controle para o modo dual-fuel no motor comercial modelo F1C da FPT Industrial, de aplicação comercial light-duty, com consequentes atividades de calibração;
  • Análise técnica da viabilidade de aplicação da tecnologia e estratégias desenvolvidas no motor comercial para produção.

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