Compatibilidade Eletromagnética Veicular: Pesquisa em Blindagem Inteligente com Metamateriais para Aplicações Automotivas e Integração de Centro de EMC Veicular

Chamada Pública 01/2020 - Linha V


Situação: Em Execução



Aporte Fundep: R$ 3.444.954,90



Início: 18/02/2021



Duração: 36 meses


  • ICTs: Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP; Instituto de Pesquisas Eldorado
  • Empresas: General Motors do Brasil
  • Coordenador Geral: Luiz Carlos Kretly
  • Eixo: CONSEV
  • Chamada Pública: 01/2020
  • Contrapartida Econômica: R$ 1.713.938,70

  • OBJETIVO GERAL:

Este projeto de pesquisa tem como objetivo estabelecer um ambiente de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) que envolva pesquisadores de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) para pesquisa e desenvolvimento de metamateriais para blindagem inteligente (Smart Shielding) que tem por conceito investigar, pesquisar e determinar a resposta em frequência do metamaterial para identificar, modificar e quantificar a mitigação de sinais de diversas fontes eletromagnéticas a partir de filtro de interferência eletromagnética (EMI). Também como objetivos têm-se a modelagem matemática, simulações numéricas e prototipagem de estruturas, testes e caracterização. Trata-se de uma investigação (pesquisa), a partir de um novo enfoque de blindagem eletromagnética veicular, aplicando a tecnologia de metamateriais e metasuperfícies. Este projeto de pesquisa exploratório visa utilizar a tecnologia de metamateriais e metasuperfícies nas soluções de blindagem eletromagnética em veículos. Como resultado pode ser obtida a minimização do peso ou do volume e, consequentemente, do custo das estruturas de blindagem eletromagnética.

Neste projeto de pesquisa também está previso a pesquisa e implantação de tecnologia, de técnicas e revisões de normas de compatibilidade eletromagnética (EMC) de veículos a combustão, elétricos e híbridos de montadoras nacionais. Também nesta linha de pesquisa tem-se por objetivo a integração dos laboratórios de EMC da Unicamp-FEEC (IES) e do Instituto Eldorado (ICT) visando gerar uma ampla formação de recursos humanos de alto nível em tecnologia EMC veicular no Brasil. Com isso, consolidando o grupo de pesquisas da Unicamp-FEEC em design, simulação e prototipagem de metamateriais (MMs) em EMC veicular e universalizando no Instituto de Pesquisas Eldorado a caracterização em EMC conforme normas por meio de câmara semianecoica, na qual a realização de testes EMC em veículos são hoje realizados no exterior com elevado custo para montadoras do mercado nacional de veículos. Atendendo às normas técnicas de EMC do setor automotivo de modo a garantir alta confiabilidade da tecnologia para otimizar a segurança veicular.


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