Pesquisa e Desenvolvimento de Powertrain Elétrico de Alto Desempenho para Automóveis

Chamada Pública 01/2020 - Linha V


Situação: Em Execução



Valor: R$ 998.179,60



Início: 19/02/2021



Término: 36 meses


  • ICTs: Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS; Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
  • Empresas: FuelTech
  • Coordenador Geral: Paulo Roberto Eckert
  • Eixo: PAC
  • Chamada Pública: 01/2020
  • Contrapartida Econômica: R$ 816.493,76

  • OBJETIVO GERAL:

O objetivo geral do trabalho é o desenvolvimento de máquina elétrica, inversor e BMS para compor um powertrain elétrico para aplicação veicular que seja de alto desempenho, principalmente no que diz respeito: à densidade de potência, à densidade de conjugado, ao rendimento, à tolerância a falhas e à segurança.

  • OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Determinação dos requisitos de potência, conjugado e velocidade de um powertrain elétrico de um veículo leve com base em dados técnico do veículo e em ciclos de condução;

  • Desenvolvimento de máquina elétrica de fluxo axial do tipo YASA que produza densidade de conjugado máximo com nível compatível ou superior aos encontrados no estado da arte;

  • Obtenção de máquina elétrica e inversor multifásico que possa operar sob a ação de falhas elétricas em uma ou mais fases sem interromper o funcionamento;

  • Teste e validação hardware-in-the-loop dos sistemas de acionamento e controle e da máquina de fluxo axial multifásica;

  • Teste e validação hardware-in-the-loop dos sistemas de regeneração de energia e sistema para reconfiguração de chaves e tolerância a falhas;

  • Desenvolvimento de técnicas de controle sensorless e tolerante a falhas em máquinas de fluxo axial YASA multifásicas para aumentar a robustez do sistema;

  • Estudo e desenvolvimento de técnicas e métodos de refrigeração forçada para máquinas elétricas e inversores para aplicação veicular;

  • Inclusão de alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado no desenvolvimento de pesquisas sobre máquina elétricas, veículos elétricos e controle de máquinas;

  • Desenvolvimento de um BMS modular que possa operar com diferentes níveis de tensão;

  • Desenvolvimento de um sistema de comunicação entre inversor, BMS e VCU (Vehicle Central Unit) para gerenciamento e atuação em caso de operação não ideal do banco de baterias;

  • Teste e validação em campo do powertrain desenvolvido e análise do desempenho do veículo conversão combustão-elétricas de veículo;

  • Avaliação do potencial de fabricação e comercialização dos equipamentos individuais e do powertrain desenvolvido.


Ufrgs-01