Curso Verificação e Validação Virtual de Sistemas de Segurança Veicular

03/08/2021 a 14/09/2021

Abertas

OPENCADD

O objetivo geral do curso é capacitar profissionais de nível superior, técnicos, tecnólogos e estudantes de pós-graduação e graduação, que atuam ou pretendem atuar profissionalmente na área de desenvolvimento de produto, para serem capazes de modelar, verificar, validar e testar o software desenvolvido, reduzindo assim o tempo de desenvolvimento devido ao aumento da qualidade do sistema produzido; com as ferramentas de software disponíveis para aceleração do processo de desenvolvimento.

• Revisar requisitos entre a arquitetura, desenvolvimento, testes e código;​
  • Verificar que o desenvolvimento atende os requisitos e está livre de erros críticos;​
  • Verificar conformidade e medir qualidade de modelos e códigos;​
  • Gerar caso de testes para aumentar a cobertura dos testes em simulação;​
  • Produzir relatórios, e certificação de acordo com padrões como a ISO26262.

CARGA HORÁRIA E FUNCIONAMENTO

36 horas – (12 encontros)

1ª Edição do Curso:

• 22/06/2021 a 29/07/2021
  • Terças e Quintas-feiras
  • 18h30 às 21h30

2ª Edição do Curso:

• 03/08/2021 a 14/09/2021
  • Terças e Quintas-feiras
  • 18h30 às 21h30

R$ 500, 00 (quinhentos reais)

VAGAS GRATUITAS

Este treinamento faz parte do programa de formação para fomento do Rota 2030 financiado pela FUNDEP. Desta forma há vagas gratuitas destinadas a estudantes e profissionais atualmente fora do mercado de trabalho. Entre em contato conosco para saber se você tem direito a este benefício.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

• Conceitos de MATLAB (3 horas)
  • Variáveis, matrizes e solvers
  • Programação (scripts/funções)
  • Exemplos em MATLAB
  • Curso Onramp MATLAB – Mathworks
  • Introdução ao Simulink
  • Introdução a diagramas blocos
  • Exemplos de modelagem com os diagramas de blocos
  • Curso Onramp SIMULINK – Mathworks
  • Introdução a engenharia de software e Model Based Design
  • Fluxo de modelagem de arquitetura de software
  • Exemplo de modelagem de arquitetura de software
  • Introdução a requisitos
  • Requisitos funcionais e segurança
  • Exemplo de gestão de requisitos
  • ISO26262
  • Aplicação da ISO26262 na indústria automotiva
  • Verificação e Validação da ISO26262
  • Exercícios práticos
  • Introdução a metodologia de teste de sistema em simulação
  • Introdução a metodologia de teste em código embarcado
  • Exemplo de geração de testes para erro de requisitos, falhas e funções
  • Exemplo de testes em geração de código
  • Exercícios práticos

É engenheiro de aplicação da OpenCadd Advanced Technology, empresa representante da Mathworks no Brasil (MATLAB/SIMULINK) dedicada a serviços de Engenharia e Inovação. Tem experiência na área de Desenvolvimento de Produtos, com ênfase no setor automotivo; atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento em Engenharia, MATLAB/SIMULINK, HIL, Prototipagem Rápida e Simulação Computacional com aplicação do conceito de Model Based Design.

É engenheiro de aplicação da OPENCADD Advanced Technology, empresa representante da MathWorks no Brasil (MATLAB/SIMULINK) dedicada a serviços de Engenharia e Inovação. Tem experiência na área de pesquisa e desenvolvimento de sistemas de comunicação, computação e controle para sistemas embarcados, com ênfase no setor aeroespacial, automotivo e defesa. Tem atuado nos seguintes temas: Engenharia de Sistemas com Modelos (Model-Based Design), MATLAB/SIMULINK, Desenvolvimento de Software Embarcado, Radio Definido por Software, Simulação Computacional e Prototipagem Rápida.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3213932459752779

É engenheira eletricista, engenheira de aplicação da OPENCADD Advanced Technology, empresa representante da MathWorks no Brasil (MATLAB/SIMULINK) dedicada a serviços com desenvolvimento e aplicação da metodologia Model-Based Design em projetos relacionados à sistemas de energia, elétrica e eletrônica de potência. Dispõe de experiência em sistemas de software voltada a modelagem física de componentes/sistemas elétricos e eletrônicos.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5315959474623878

É engenheiro mecatrônico, gerente de engenharia da OPENCADD Advanced Technology, empresa representante da MathWorks no Brasil (MATLAB/SIMULINK) dedicada a serviços de Engenharia e Inovação. Dispõe de experiência de gerenciamento de projetos voltadas para soluções em indústrias automotiva, energia, aeroespacial e defesa.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2412494865346741

1ª EDIÇÃO