Curso – Veículos Elétricos e Híbridos: Eletrônica de Potência, Sistemas de Acionamento e Controle de Máquinas Elétricas

Linha V - Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão

1ª EDIÇÃO

23/07/2021 - 31/07/2021

2ª EDIÇÃO

27/08/2021 - 11/09/2021

TIPO

Ao vivo e a distância

ORGANIZAÇÃO

UFSM

INSCRIÇÃO

14/06/2021 a 27/06/2021

O curso de curta duração visa capacitar profissionais atuantes na indústria e na academia em termos de Eletrônica de Potência e Sistemas de Acionamento e Controle de Máquinas Elétricas utilizadas em Veículos Elétricos e/ou Híbridos. Serão ofertadas duas edições do curso, cada uma com carga horária de 24 horas, com aulas síncronas 100% à distância.

Este curso é desenvolvido com o apoio da Linha V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão, do programa Rota 2030.

INSCRIÇÕES E VAGAS

Pré-inscrições: Até 27/06/2021

Cada edição do curso será realizada com um número mínimo de 25 participantes e máximo de 50 participantes. De acordo com a Chamada Pública de Formação 01/2021 da Linha V do Programa Rota 2030, o curso ofertará 25 vagas gratuitas para os candidatos que se enquadrem em ao menos um dos perfis apresentados abaixo.

Dessa forma, os interessados em participar do curso devem efetuar uma pré-inscrição. apresentando todas as informações e documentos solicitados, além de informar se está solicitando a isenção do pagamento da taxa de inscrição (gratuidade). Os candidatos serão classificados de acordo com critérios de seleção, com o intuito de definir os participantes dos cursos, caso hajam mais inscritos que as vagas disponibilizadas.

Após a divulgação da lista dos participantes selecionados para o curso, os mesmos deverão confirmar a sua vaga, através do pagamento da taxa de inscrição. Os candidatos com direito à isenção do pagamento da taxa de inscrição deverão confirmar a sua vaga através de mensagem encaminhada por e-mail ao coordenador do curso. Caso algum candidato inicialmente selecionado não confirme sua participação no curso, será realizada uma nova chamada de candidatos selecionados, também baseada nos critérios de seleção dos candidatos.

DIAS DE REALIZAÇÃO

Primeira edição do curso:

  • 23/07/2021 (noite)
  • 24/07/2021 (manhã e tarde)
  • 30/07/2021 (noite)
  • 31/07/2021 (manhã e tarde)

Segunda edição do curso:

  • 27/08/2021 (noite)
  • 28/08/2021 (manhã e tarde)
  • 10/09/2021 (noite)
  • 11/09/2021 (manhã e tarde)

OBJETIVOS

Os objetivos específicos de aprendizagem compreendem o estudo e a análise dos seguintes tópicos:

  • História e cenários de utilização de veículos elétricos/híbridos;
  • Classificações e principais componentes de veículos elétricos e híbridos;
  • Principais normas aplicadas ao projeto e dimensionamento de componentes elétrico/eletrônicos de veículos elétricos e híbridos;
  • Tipos de máquinas elétricas utilizadas em veículos elétricos e híbridos;
  • Estratégias de controle e de acionamento de máquinas elétricas para veículos elétricos e híbridos;
  • Conceitos associados a baterias, assim como seus sistemas de gerenciamento e carregadores, em veículos elétricos e híbridos;
  • Conversores estáticos utilizados em veículos elétricos e híbridos, seus aspectos construtivos e formas de controle.

FORMATO

Serão ofertadas duas edições do curso de curta duração, totalmente à distância, com carga horária total de 24 horas (por edição). Para cada edição do curso serão realizados 6 encontros síncronos de 4 horas cada, concentrados em duas sextas-feiras (noite) e sábados (manhã e tarde). No momento da pré-inscrição, os candidatos interessados no curso devem indicar em qual edição desejam-se inscrever.

Os encontros serão realizados através da plataforma Zoom, permitindo plena interatividade entre os instrutores e os participantes do curso. Além do conteúdo expositivo, serão apresentados diversos exemplos práticos e simulações para aplicação dos conhecimentos teóricos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. História
  2. Evolução da eletrificação
  3. Classificação e terminologia
  1. Órgãos regulamentadores
  2. Sistema de tração e de recarga
  3. Conectores
  4. Baterias
  5. Segurança
  1. Veículos elétricos x veículos híbridos
  2. Configuração de veículos híbridos
  3. Componentes principais de um VE
    • Máquinas elétricas
    • Inversor
    • Baterias
    • Carregador de baterias
    • Conectores
  4. Especificações
  1. Tipos de baterias
  2. Sistemas de gerenciamento de baterias
  3. Carregadores de baterias e modos de recarga
  1. Torque e fcem
  2. Características torque x velocidade x rendimento
  3. Tipos de máquinas elétricas
  4. Princípio de operação
    • Motor CC – brushed
    • Motor de Indução
    • Motor síncrono de ímãs permanentes (PMSM) – radial
    • Relutância
    • Motor Síncrono de Ímãs Permanentes com Fluxo Axial
  5. Controle e Acionamento de Máquinas Elétricas
    • Princípios básicos FOC
    • Modelo
    • MTPA e torque de relutância em IPMSM
    • Enfraquecimento do campo
    • Acionamento da Máquina de relutância
    • Controladores de corrente e torque/velocidade
    • Discretização e implementação em processadores digitais
    • Simulação e Hardware in-the-loop (HIL)
  1. Arquitetura geral
  2. Especificações típicas
  3. Topologias de Inversores
  4. Topologias de Carregadores de baterias
    • Embarcados (on-board)
    • Off-board
  5. Sistemas auxiliares
  6. Estratégias de modulação
  7. Dispositivos semicondutores
  8. Interferência eletromagnética (EMI)
  9. Simulação e Hardware in-the-loop (HIL)

INSTRUTORES

Recebeu o grau de Engenheiro Eletricista, Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, em 1999, 2001 e 2005, respectivamente. De 2005 à 2008, foi professor associado do Departamento de Tecnologia da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). De fevereiro de 2008 à agosto de 2009 foi professor adjunto do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Desde setembro de 2009 é professor do Departamento de Processamento de Energia Elétrica (DPEE) da Universidade Federal de Santa Maria. Foi Vice-Presidente da Associação Brasileira de Eletrônica de Potência (SOBRAEP) e Editor da Revista Eletrônica de Potência durante o biênio 2014-2015. Foi Presidente da SOBRAEP no biênio 2016-2017. Atuou como Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFSM (conceito 6 CAPES) de 2015 à 2017. Desde 2018, é Editor Associado da IEEE Transactions on Industrial Electronics (Qualis A1 CAPES). Atua em Comitês Técnicos da ABNT nas áreas de sistemas de recarga de veículos elétricos e também de Sistemas de Armazenamento de Energia Elétrica. Possui ampla experiência na coordenação e participação de projetos de pesquisa e desenvolvimento com empresas do setor eletroeletrônico. É Senior Member da IEEE e membro da SOBRAEP. Suas principais áreas de interesse são: conversores multiníveis, modelagem e controle de conversores estáticos de potência, recursos energéticos distribuídos e veículos elétricos.

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí (2007), mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (2008 e 2012, respectivamente). De agosto de 2010 a fevereiro de 2014 foi Professor na Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, campus Alegrete, RS. Desde fevereiro de 2014 é Professor Adjunto na Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica atuando principalmente nos seguintes temas: Controle Máquinas Elétricas, Controle Digital, Controle de Conversores Estáticos. Seus atuais interesses de pesquisa são máquinas elétricas e acionamentos elétricos, sistemas de controle, controle de conversores estáticos e veículos elétricos/híbridos.

CONTATOS

E-MAIL
rech.cassiano@gmail.com

TELEFONE
(55) 3220-8924

REALIZAÇÃO

SAIBA MAIS

1ª EDIÇÃO

23/07/2021 - 31/07/2021

2ª EDIÇÃO

27/08/2021 - 11/09/2021

INSCRIÇÃO

Até 27/06/2021

TIPO

Ao vivo e a distância

ORGANIZAÇÃO

UFSM