Curso: Diagnóstico e manutenção de veículos híbridos e elétricos

1ª EDIÇÃO

22/07/2021 a 31/07/2021

2ª EDIÇÃO

05/08/2021 a 14/08/2021

INSCRIÇÃO

Em Breve

TIPO

Ao vivo e a distância

ORGANIZAÇÃO

FACENS

O curso irá propiciar aos estudantes, profissionais da área e interessados, um maior conhecimento no diagnóstico de potenciais problemas em veículos elétricos e híbridos, bem como a correta manutenção dos seus sistemas, colaborando assim para que tenhamos, além da segurança nas atividades de manutenção, uma frota com uma melhor qualidade de reparação. Espera-se, ainda, uma ampla e acessível disseminação do conhecimento a despeito de uma tecnologia ainda em processo de introdução no mercado, favorecendo a colocação no mercado dos participantes do curso em pauta.

Este curso é desenvolvido com o apoio da Linha V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão, do programa Rota 2030.

PÚBLICO ALVO

Profissionais de nível superior, técnicos, tecnólogos e estudantes de graduação, que atuam ou pretendem atuar em mobilidade relacionada ao segmento automotivo no âmbito de propulsão alternativa à combustão com foco em diagnóstico e manutenção de veículos híbridos e elétricos.

DIAS DE REALIZAÇÃO

1ª Edição do Curso:

  • 22/07/2021 a 31/07/2021
  • Quintas e sextas-feiras – 19h às 22h30
  • Sábados – 08h às 11h30

2ª Edição do Curso:

  • 05/08/2021 a 14/08/2021
  • Quintas e sextas-feiras – 19h às 22h30
  • Sábados – 08h às 11h30

VAGAS GRATUITAS

 O curso deverá, obrigatoriamente, prever a oferta gratuita de 25 vagas para os candidatos que se enquadrem em ao menos um dos perfis apresentados a seguir: 

a) Profissionais com experiência acadêmica e/ou profissional na área que estejam fora do mercado de trabalho há pelo menos dois anos. 

O candidato deverá comprovar a condição de desempregado e que não possui vínculo empregatício vigente registrado em Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) através: 

  • Apresentar declaração de próprio punho, datada e assinada, na qual informa que nunca teve registro em sua Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) de vínculo empregatício, quando for o caso; ou 
  •  Apresentar cópia das páginas da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) que contenham fotografia, qualificação civil, anotações do último contrato de trabalho (com as alterações salariais e registro da saída), e da primeira página em branco subsequente à anotação do último contrato de trabalho ocorrido. 

b) Profissionais com experiência na área que atuam em startups, micro e pequenas empresas, ou seja, instituições com receita operacional bruta menor do que R$16.000.000,00 ao ano. O candidato deverá comprovar através de uma carta assinada digitalmente pelo contador ou pelo representante legal da empresa informando que a empresa tem receita operacional bruta menor do que R$16.000.000,00 ao ano. 

c) Estudantes matriculados e frequentes em cursos técnicos, graduação e pós-graduação que comprovem atuação ou interesse na área (limitado a 20% das vagas gratuitas). O candidato deve apresentar o atestado de matrícula da instituição.  

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Introdução ao Diagnóstico e Manutenção dos Veículos Híbridos e Elétricos.;
  • Tipos de Manutenção: Manutenção Preventiva, Corretiva e Preditiva.
  • Perfil Ocupacional do Técnico Responsável pelo Diagnóstico e Manutenção do Veículo Híbrido e Elétrico.
  • Principais diferenças entre Veículos Híbridos e Elétricos;
  • Vantagens e Desvantagens;
  • Componentes de Alta Tensão do Powertrain;
  • Identificar sistemas de Baixa e Alta Tensão dos veículos.
  • Segurança na Manutenção dos veículos HEV e EV;
  • Procedimentos de Segurança no Diagnóstico e Manutenção dos Veículos
  • Híbridos e Elétricos;
  • Normas Técnicas para Manutenção;
  • Organização, limpeza, padronização, procedimentos e rigor técnico;
  • Ferramentas, EPI’s e EPC’s para reparação de veículos HEV e EV;
  • Níveis de atuação do Técnico de HEV e EV nos Sistemas de Baixa Tensão;
  • Níveis de atuação do Técnico de HEV e EV nos Sistemas de Alta Tensão.
  • Interpretação do Manual de Reparação do veículo;
  • Como identificar uma avaria em VEH e EV;
  • Preparação do Ambiente para intervenção no veículo.
  • Procedimentos de Diagnóstico em HEV e EV, através Scanner Automotivo;
  • Conferência de Part Number que irá ser substituído.
  • Procedimentos de Desernergização da Sistema de Alta Tensão dos
  • Veículos Híbridos e Elétricos;
  • Procedimentos de Substituição de Bateria de Alta Tensão dos Veículos
  • Híbridos e Elétricos;
  • Procedimentos de Substituição de Componentes de Alta Tensão dos
  • Veículos Híbridos e Elétricos;
  • Equalização de Células da Bateria de Alta Tensão;
  • Programação de novos componentes instalados no veículo.
  • Teste funcional do veículo após a reparação;
  • Procedimento para Reboque nos veículos HEV e EV, em caso de colisão;
  • Atendimento ao Cliente;
  • Pesquisa de qualidade de atendimento e serviço com o cliente.

INSTRUTORES

Mestre em Engenharia Automobilística pela POLI USP, pós-graduado em Engenharia Automobilística pela FEI, pós-graduado em Administração de Empresas pela UNSCS e Engenheiro Industrial Mecânico pela UNISANTA.

Com mais de 33 anos de carreira profissional em grandes montadoras de automóveis, possui vasta experiência no desenvolvimento e implantação de projetos automobilísticos, além de participação em projetos internacionais nos EUA, Alemanha, Tailândia, China e Coreia do Sul. Profissional com qualidades técnicas e administrativas, sendo sua tese baseada na aplicação de Metodologia do Valor para avaliação veicular, a qual é de grande valia para o entendimento e aprimoramento de produtos, inovando ao introduzir conceitos de abordagem funcional e impacto ao consumidor, com destacada divulgação em congressos da SAE e SIMEA, além de ser graduado como Black Belt.

Coordenador do curso de pós-graduação em Engenharia Automotiva e Mobilidade da FACENS, ministrando aulas de estrutura veicular, conforto & ergonomia & DWL, Metodologia do Valor, Product Profile e Gestão de Projetos & Liderança, também atua como professor da graduação em Engenharia, ministrando matérias como engenharia da mobilidade, gestão de projetos e máquinas térmicas.

Professor orientador da equipe baja SAE BMR (Baja Mud Racing) da FACENS.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3340748328267090

Especialista em Engenharia Automotiva e Mobilidade pela FACENS, Tecnólogo em Eletrônica Automotiva pela FATEC. Com mais de 15 anos de carreira profissional na área de automotiva, com ênfase em Manutenção e Diagnóstico Avançado em Eletrônica Embarcada e Acessibilidade de
veículos para PcD.

Atuando há mais de 5 anos como Instrutor de Formação Profissional no SENAI, ministrando como Instrutor e Tutor do Curso Técnico em Manutenção Automotiva, através de Ensino Híbrido. Membro do Comitê Técnico Setorial e Instrutor do Curso de Aprendizagem Industrial de “Montador de Veículos Automotores” que ocorre em parceria coma Toyota, ministrando também cursos rápidos de títulos envolvidos com a Eletrônica Embarcada, Tecnologias Automotivas, Mobilidade Eletrificada. Estudos direcionados para Mobilidade Eletrificada, membro da SAE Brasil.

Engenheiro eletricista formado pela FACENS, com especialização LATU SENSU em Sensores e Controle Digital, MBA em Finanças Empresariais pela FGV-RJ e Executive MBA em Finanças pela Universidade de Ohio-USA. Possui mais de 27 anos de experiência Telecomunicações, com grande vivência em sistemas de radiocomunicação para aplicações em Missão Crítica no segmento de Polícia e Inteligência Militar nas tecnologias Tetra, Tetrapol e APCO25. Participou ativamente no desenvolvimento dos sistemas de radiocomunicação utilizados hoje no Distrito Federal, Estado de Alagos, Estado da Bahia, Estado do Rio de Janeiro, Estado da Paraíba, Estado de Sergipe, além dos sistemas Tetra da COELCE e da Arcellor Mital.

Auxiliou no desenvolvimento e implementação de diversos sistemas 4G/LTE Privados na America Latina, onde também desenhou projetos de cidades inteligentes, com sistemas de reconhecimento facial e vídeo analítico. Já trabalhou em cargos de direção nas maiores empresas do setor como Motorola, Airbus, Hytera e Huawei. Participando ativamente como palestrante em diversos eventos na Europa, Asia, Caribe, México e Estados Unidos.

Hoje é especialista em cidades inteligentes, Iluminação Pública com Luminárias Inteligentes LED com Tele gestão, projetos de Usinas Fotovoltaicas e mobilidade elétrica no Smart Campus FACENS, além de ser Diretor para Assuntos Internacionais da ABRAVEI (http://www.abravei.org) e representante brasileiro na Associação Latino Americana de Mobilidade Elétrica Sustentável (ALAMOS).

Engenheiro Eletricista, Técnico Eletrônico com mais de 30 anos de experiência nas áreas automotiva e Automação: Instrumentação Industrial, TI industrial e Informática com projetos de periféricos de computador, localização de Manufatura, microcomputadores, Projetos na lei de Informática, Treinamento e Suporte, Automotivo, Educação, Projetos Fomentados.

Competências Centrais: Veículos Elétricos HEV, IoT, Tecnologia Wireless, Eletrônica Automotiva Embarcada, Software, Conectividade: Telemática e Infotainment, GPS, LBS, Fundos Governamentais e Programas de Incentivo à Inovação: Lei do BEM, Inovar Auto.

Professor do SENAI, com foco em Automação de Controle, Microprocessadores, Eletricidade, Projetos, Apoio à Indústria, Agente Multiplicador ISO TS 9000; Engenheiro de software automotivo, cluster de instrumentos, multimídia, ECUs. Líder do projeto em 3 anos, Assigment internacional em Dearborn, EUA, certificação CMM até o nível 3, ISO QS TS, VDA, PPAP, APQP, SPICE, AUTOSAR; Desenvolvimento de negócios para informações de motorista, chassi e carroceria, infoentretenimento e telemática, mais de US $ 20 milhões Nomeação de negócios concedida Tecnologia e Inovação Submissão de Projetos Financiados pelo Governo: Edital FINEP de Subvenção 2010, Inova Brasil (Cliente Indicado), Viajeo, Viajeo + (ITS Mominado), Estádio, Horizonte – FP6 / 7 Projetos com ERTICO, FUNTTEL (Connect Car – nomeado com ICT 3G ), INOVA ENERGIA (carro elétrico híbrido – concedido), INOVA TELECOM nomeado (Veículo conectado 4G LTE).

CONTATOS

E-MAIL
atendimento@facens.br

REALIZAÇÃO

SAIBA MAIS

1ª EDIÇÃO

22/07/2021 a 31/07/2021

2ª EDIÇÃO

05/08/2021 a 14/08/2021

INSCRIÇÃO

Em Breve

TIPO

Ao vivo e a distância

ORGANIZAÇÃO

FACENS