Curso de Modelagem e Teste de Software Embarcado Automotivo

Linha V - Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão

1ª EDIÇÃO

01/07/2021 - 27/07/2021

2ª EDIÇÃO

03/08/2021 - 26/08/2021

TIPO

Ao vivo e a distância

ORGANIZAÇÃO

UFSC

INSCRIÇÃO

ATÉ 21/06/2021

O objetivo geral do curso é capacitar profissionais de nível superior, técnicos, tecnólogos e estudantes de pós-graduação e graduação, que atuam ou pretendem atuar profissionalmente na área de desenvolvimento de software embarcado automotivo, para serem capazes de modelar e testar o software desenvolvido, reduzindo assim o tempo de desenvolvimento devido ao aumento da qualidade do software embarcado produzido.

Este curso é desenvolvido com o apoio da Linha V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão, do programa Rota 2030.

CARGA HORÁRIA E FUNCIONAMENTO

O curso terá carga horária de 24 horas, dividida em 8 encontros de 3 horas cada (2 encontros por semana, totalizando 4 semanas de duração). Os encontros serão nas terças e quintas-feiras, das 18 às 21hrs. As aulas serão síncronas realizadas de forma online utilizando o software Google Meet. Os encontros síncronos serão gravados e disponibilizados na plataforma de ensino virtual do curso (Moodle, disponibilizado pela UFSC). Além da participação em 75% dos encontros, espera-se que cada participante dedique em torno de 2 horas por semana em atividades propostas que serão avaliadas para a obtenção do certificado de participação.

DIAS DE REALIZAÇÃO

1ª edição do curso:

  • 01/07/2021 a 27/07/2021
  • Aulas às terças e quintas-feiras, de 18h às 21h

2ª edição do curso:

  • 03/08/2021 a 26/08/2021
  • Aulas às terças e quintas-feiras, de 18h às 21h

VAGAS E INSCRIÇÕES

São ofertadas até 40 vagas em cada edição do curso, sendo destas, 25 vagas gratuitas e outras 15 vagas pagas (taxa de inscrição de R$100,00).

Para realizar a sua inscrição, encaminhe os seguintes documentos para o email rota2030_curso@ lisha.ufsc.br até o dia 21/06/2021, informando também a edição do curso pretendida (ou ambas caso tenha disponibilidade):

  • Currículo vitae atualizado;
  • Histórico escolar da graduação e pós-graduação se houver;
  • Comprovação da experiência na área automotiva;
  • Carta de intenção explicando a motivação e interesse em participar do curso, contendo também informações pessoais (nome completo, data de nascimento, CPF, RG, endereço e email e telefone para contato);
  • Informar também se irá concorrer a uma vaga gratuita (veja os critérios abaixo) ou se está disposto a pagar a taxa de inscrição.

A lista com os candidatos inscritos por edição será divulgada por e-mail aos interessados até o dia 25/06/2021. Caso sua inscrição seja classificada como paga, você receberá as instruções de como fazer o pagamento por email.

PRÉ-REQUISITOS E CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

O pré-requisito para participação no curso é ter experiência em programação de sistemas embarcados com linguagem C e algum conhecimento de programação orientada a objetos, preferencialmente com a linguagem C++. Será emitido um certificado de participação no curso, contendo o conteúdo programático e as horas, pela UFSC, para cada participante que for aprovado (75% de participação e entrega das atividades propostas com nota superior a 6.0).

A seleção seguirá critérios de mérito para a classificação dos candidatos, conforme estipulados pelo edital:

  • Análise do currículo: esta análise pretende identificar os candidatos com maior aderência à área automotiva e também ao curso.
  • Análise do histórico escolar e/ou comprovação de experiência na área: dar-se-á preferência ao candidato com maior experiência profissional e melhores notas.
  • Análise da carta de intenção: pretende-se identificar a motivação pela qual o candidato tem pelo curso e como o curso pode ajudá-lo na sua vida profissional.

Os critérios de seleção seguem as diretrizes estipuladas na seção 9.1 do edital, ou seja, pelo menos 25 vagas por edição serão alocadas a profissionais com experiência acadêmica e/ou profissional na área que estejam fora do mercado de trabalho há pelo menos dois anos, profissionais com experiência na área que atuam em startups, micro e pequenas empresas, ou seja, instituições com receita operacional bruta menor do que R$16.000.000,00 ao ano e estudantes matriculados e frequentes em cursos técnicos, graduação e pós-graduação que comprovem atuação ou interesse na área (limitados a 20% das 25 vagas por edição).

FORMATO

Serão ofertadas duas edições do curso de curta duração, totalmente à distância, com carga horária total de 24 horas (por edição). Para cada edição do curso serão realizados 6 encontros síncronos de 4 horas cada, concentrados em duas sextas-feiras (noite) e sábados (manhã e tarde). No momento da pré-inscrição, os candidatos interessados no curso devem indicar em qual edição desejam-se inscrever.

Os encontros serão realizados através da plataforma Zoom, permitindo plena interatividade entre os instrutores e os participantes do curso. Além do conteúdo expositivo, serão apresentados diversos exemplos práticos e simulações para aplicação dos conhecimentos teóricos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1.1. Classes e sobrecarga de operadores

1.2. Herança

1.3. Polimorfismo

1.4. Exemplos com C++

2.1. Introdução a UML e SysML, suas diferenças e histórico

2.2. Introdução a diagramas de caso de uso, classes, componentes, estados e sequência em UML

2.3. Exemplos de modelagem com os diagramas apresentados

2.4. Exercícios práticos aplicados a cenários de sistemas eletrônicos automotivos a serem realizados pelos participantes

3.1. Introdução ao fluxo de projeto denominado C4

3.2. Fluxo de modelagem de software usando a linguagem C e UML

3.3. Fluxo de modelagem de software usando a linguagem C++ e UML

3.4. Exemplos

3.5. Exercícios práticos aplicados a cenários de sistemas eletrônicos automotivos a serem realizados pelos participantes

4.1. Exemplos de integração

4.2. Exercícios práticos aplicados a cenários de sistemas eletrônicos automotivos

5.1. Introdução a UML-MARTE

5.2. Resumo dos principais pacotes da extensão UML-MARTE

5.3. Expressão de requisitos não funcionais (tempo, energia, etc) e componentes de hardware com UML-MARTE

5.4. Exemplos

5.5. Exercícios

6.1. Introdução a metodologias de teste de software (testes caixa branca, caixa preta, testes unitários, teste de integração, etc)

6.2. Revisão e exemplos de uso do framework C-MOCKA

6.3. Revisão e exemplos de uso do framework Unity

6.4. Revisão e exemplos de uso do framework googletest

6.5. Exercícios práticos

INSTRUTORES

Giovani Gracioli possui doutorado em Engenharia de Automação e Sistemas (2014) e mestrado em Ciências da Computação (2009) ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina e graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Maria (2007). Entre Out/2017 e Out/2018 foi professor visitante no Departamento de Engenharia Elétrica e Computação da Universidade de Waterloo, Canadá, e pesquisador do grupo de software embarcado da mesma universidade. Entre Out/2018 e Ago/2019 foi pesquisador associado na Universidade Técnica de Munique , Alemanha, no grupo de sistemas ciber-físicos. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no campus Joinville e dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas Eletrônicos (PPGESE) e em Ciência da Computação (PPGCC) da UFSC. Atua nas seguintes linhas de pesquisa: sistemas críticos, sistemas ciber-físicos, sistemas operacionais e sistemas dedicados (embarcados, paralelos e distribuídos).

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do

Antônio Augusto Fröhlich possui doutorado em Engenharia da Computação pela Universidade Técnica de Berlim, Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina e graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor titular do Departamento de Informática e Estatística (INE) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde coordena também o Laboratório de Integração de Software e Hardware (LISHA). O Prof. Fröhlich é autor de inúmeras publicações na área de sistemas embarcados, áreas nas quais coordena e executa uma série de projetos de pesquisa.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=9870FD93CDDCEFCB1D0A28E38DBAC8AC.buscatextual_0

CONTATOS

E-MAIL
rota2030_curso@lisha.ufsc.br

REALIZAÇÃO

13-UFSC
logo_lisha_150dpi

SAIBA MAIS

1ª EDIÇÃO

01/07/2021 - 27/07/2021

2ª EDIÇÃO

03/08/2021 - 26/08/2021

INSCRIÇÃO

ATÉ 21/06/2021

TIPO

Ao vivo e a distância

ORGANIZAÇÃO

UFSC