Curso: Biocombustíveis: conceitos e diferenciais, aplicações em sistemas de propulsão e desafios tecnológicos associados

Linha V - Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão

DATA

08/06/2021 - 05/08/2021

2ª TURMA

06/07/2021 - 02/09/2021

TIPO

Ao vivo e a distância

ORGANIZAÇÃO

SAE BRASIL e IMT

O curso tem como objetivo a capacitação, em nível nacional, de profissionais de nível superior, técnicos, tecnólogos e estudantes de graduação, através da introdução aos alunos sobre os principais conceitos da aplicação de biocombustíveis no transporte, com foco na análise do potencial da redução das emissões dos Gases de Efeito Estufa (GEE) e das tecnologias associadas a utilização deste tipo de vetor energético nos motores a combustão.

Este curso é desenvolvido com o apoio da Linha V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão, do programa Rota 2030.

PÚBLICO-ALVO

Profissionais de nível superior, técnicos, tecnólogos e estudantes de graduação, que atuam ou pretendem atuar em mobilidade relacionada ao segmento automotivo no âmbito de biocombustíveis, segurança veicular e propulsão alternativa à combustão.

CARGA HORÁRIA

36 horas

DIAS DE REALIZAÇÃO

Terças e quintas-feiras

Junho
Dias 8, 10, 15, 17, 22, 24 e 29

Julho
Dias 01, 06, 08, 13, 15, 20, 22, 27 e 29

Agosto
Dias 03 e 05

Total: 18 aulas

DISPONIBILIDADE DE VAGAS

PROGRAMA

1. Motores de combustão interna com elevada eficiência para operação com biocombustíveis
2. Redução de emissões veiculares
3. Associação de tecnologias da eletrificação veicular com biocombustíveis
4. Instrumentação, aquisição de dados e testes
5. Análise do Ciclo de vida na mobilidade, incluindo o combustível

Ao final do curso o aluno deverá ter adquirido uma visão ampla das variantes de biocombustíveis e suas aplicações em veículos de passageiros e comerciais, potenciais áreas de aplicação de novas tecnologias para melhoria da eficiência energética (redução do consumo) e redução das emissões nocivas, associado ao potencial     geração    de    novos    modelos    negócios     voltados    ao    mercado    de biocombustíveis.

AVALIAÇÃO

1. Motores de combustão interna com elevada eficiência para operação com biocombustíveis
2. Redução de emissões veiculares
3. Associação de tecnologias da eletrificação veicular com biocombustíveis
4. Instrumentação, aquisição de dados e testes
5. Análise do Ciclo de vida na mobilidade, incluindo o combustível

Ao final do curso o aluno deverá ter adquirido uma visão ampla das variantes de biocombustíveis e suas aplicações em veículos de passageiros e comerciais, potenciais áreas de aplicação de novas tecnologias para melhoria da eficiência energética (redução do consumo) e redução das emissões nocivas, associado ao potencial     geração    de    novos    modelos    negócios     voltados    ao    mercado    de biocombustíveis.

E-LEARNING

Curso ministrado ao vivo, pela Internet, por meio do sistema Zoom e MS Teams, com total interatividade. Para participar é indispensável o uso de um aparelho eletrônico com conexão de internet e equipamento de áudio (headset, caixa de som, etc).

INSTRUTORES

Graduado, Mestre e Doutor em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo com especialização em Gestão Empresarial pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo FGV. Atua hoje como pesquisador na Divisão de Motores e Veículos do Centro de Pesquisa e docente no Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, ministrando cursos de graduação e pós. Foi responsável pela criação do Centro de Excelência em Biocombustíveis do Centro de Pesquisas Global da GE no Brasil, líder da área de Pesquisa Aplicada de Motores e Sistemas de Potência da Vale Soluções em Energia, pesquisador no Centro de Tecnologia da Mahle Metal Leve, engenheiro de calibração de motores na Ford Motor Company e pesquisador no Agrupamento de Motores do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de SP. Membro fundador da Comissão Técnica de Motores ciclo Otto da SAE Brasil, tem mais de 28 anos de experiência em projeto, desenvolvimento e aplicação de motores de combustão interna e seus subsistemas, atuando principalmente nas áreas de P&D de combustíveis alternativos (etanol, GNV, biogás/biometano, biodiesel) para motores de combustão interna.

Link currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2257119054111256

Graduado em Engenharia Mecânica. É Mestre e Doutor em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, na área de Propulsão e Energia, desenvolvendo pesquisas sobre emissões em motores de ignição por compressão. Realizou programa de pós-doutorado no LCPE – Laboratório de Combustão, Propulsão e Energia do ITA no tema “Instabilidades Celulares na Combustão de Misturas de Gás de Síntese/Metano”. Tem pós-graduação em administração de empresas e especialização em qualidade. Foi pesquisador e professor de graduação e pós-graduação em Engenharia no Centro Universitário da FEI e no IMT – Instituto Mauá de Tecnologia. Trabalhou na área de  Desenvolvimento de  Motores e Veículos na Mercedes-Benz, MWM-International e Cummins, em projetos no Brasil e no exterior. Atualmente é professor dos cursos de Engenharia do Insper. Tem mais de 30 anos de experiência técnica e gerencial com pesquisa e desenvolvimento de produtos na área automotiva e na gestão do processo de inovação em indústrias.

Link currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4157064401022912

Erich Policarpo é, desde 2017, Engenheiro de Desenvolvimento de Motores na AVL GmbH em Graz, Áustria, onde trabalha com novas tecnologias para o aumento do desempenho e eficiência dos motores de combustão interna, principalmente voltadas a veículos de alta performance e aplicação Motorsport.
Antes de trabalhar no HQ da AVL, atuou por 3 anos como Engenheiro de Desenvolvimento de Motores Flex-Fuel na AVL South America em Guarulhos, São Paulo. Também trabalhou como Analista de Calibração de motores na PSA – Peugeot Citröen e foi estagiário na MAHLE, no departamento de tribologia, onde iniciou a sua carreira na engenharia.

Fernando Fusco Rovai. Engenheiro Mecânico e Mestre em Engenharia Mecânica pela escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Há 20 anos atua em pesquisa, desenvolvimento e calibração de sistemas de controle eletrônico de motor. Trabalha atualmente em simulação numérica voltada ao desempenho, eficiência energética e redução de emissões de poluentes de powertrain na Volkswagen do Brasil. Professor nos cursos de graduação e especialização da FEI. Instrutor de motores e calibração da AEA.

Link currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2045195165001416

Engenheiro Mecânico pela Universidade Federal de Santa Maria e Doutor (PhD) em Engenharia Mecânica pela Brunel University London (Reino Unido). Há mais de 10 anos desempenha atividades de pesquisa, desenvolvimento e aplicação de motores de combustão interna. Atuou como engenheiro de aplicação de motores diesel na FPT Industrial e como engenheiro de calibração de motores flex-fuel e diesel na Fiat Chrysler Automobiles. Realizou diversas atividades de pesquisa experimental com ênfase em combustíveis alternativos (e.g. etanol, metanol, gás natural e hidrogênio) durante os projetos de doutorado e de pós-doutorado na Brunel University London. Atualmente, é responsável por atividades de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias de powertrain na Volkswagen do Brasil.

Link currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6069226795083867

CONTATOS

E-MAIL
cursos@saebrasil.org.br

TELEFONE
55 (11) 3142-3476

REALIZAÇÃO

SAIBA MAIS

1ª TURMA

08/06/2021 - 05/08/2021

2ª TURMA

06/07/2021 - 02/09/2021

TIPO

Ao vivo e a distância

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