A Linha V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão tem como objetivos gerais oferecer ao mercado opções de eletrificação do powertrain veicular que tenham alta eficiência energética, utilizem biocombustíveis para a geração de energia e se adequem ao contexto brasileiro de infraestrutura de abastecimento.  O intuito é promover o desenvolvimento da indústria nacional, menor custo ao consumidor e a redução da emissão dos gases de efeito estufa.

Além do desenvolvimento direto de tecnologias, busca-se como resultados esperado a formação técnica/capacitação com a participação de pesquisadores das melhores instituições de pesquisa do país. A formação é um importante requisito para o desenvolvimento do setor automotivo, com profissionais cada uma vez mais especializados incorporados nas empresas da cadeia nacional.

Por meio da conexão entre os principais atores que representam o conhecimento do setor (empresas, entidades representativas e Instituições de Ciência e Tecnologia – ICTs) será possível oferecer carros mais eficientes e seguros, além de tornar a indústria automotiva nacional mais competitiva com o desenvolvimento de novas tecnologias.

COORDENAÇÃO

COORDENAÇÃO TÉCNICA

Logos_uNICAMP
Logos_Fei
Logos_UECE

EIXOS DE ATUAÇÃO

QUEM PODE PARTICIPAR

Indústrias

Montadoras de veículos, fornecedores de autopeças, sistemistas e demais indústrias que compõem a cadeia automotiva

Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs)

Para o desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas​​

Empresas e Startups

Capazes de solucionar desafios tecnológicos do setor ​​automotivo

Entidades representativas

Que contribuem para o fortalecimento do setor automotivo nacional​​

PORTIFÓLIO DE PROJETOS DE PD&I

Conheça os projetos desenvolvidos por Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT´s), em parceria com empresas

INVISTA NA LINHA V

A Fundep assume o papel  de entender demandas do setor automotivo e gerar um ecossistema de inovação capaz de promover soluções adequadas.

NÚMEROS DA LINHA V

R$
0
mi
Captados para a Linha
0
Projetos PD&I em execução
+
0
Empresas em projetos de PD&I
+
0
ICTs em Projetos PD&I

ACESSE E SAIBA MAIS

FIQUE POR DENTRO