Linha V: Lançamento oficial da Chamada de Projetos Estratégicos

Categoria: Linha V, Rota 2030

A Fundep (Fundação de Apoio da UFMG) convida Institutos de Ciência e Tecnologia (ICT’s), empresas do setor automotivo e entidades representativas do setor para o lançamento oficial da Chamada de Projetos Estratégicos para Desenvolvimento de Competências. 

A divulgação da nova chamada pública faz parte da Linha V do programa Rota 2030, coordenada pela Fundep. Até R$ 36 milhões (trinta e seis milhões de reais) serão aportados em projetos de pesquisa aplicada e de desenvolvimento tecnológico, divididos entre os eixos de biocombustíveis, propulsão alternativa à combustão e segurança veicular, em período de execução de até 36 meses. 

O encontro será uma oportunidade para conhecer mais sobre o objetivo geral, principais linhas estratégicas abordadas, diretrizes para a submissão de propostas e cronograma da chamada.  

A transmissão será realizada pelo canal do Youtube no dia 18/05 (quinta-feira), às 17 horas.   

Temas Estratégicos:

As propostas a serem submetidas devem ser coerentes e consonantes aos seguintes temas estratégicos demandados pelo setor automotivo brasileiro:  

Biocombustíveis:

a) desenvolvimento de tecnologias em células a combustíveis alimentadas por biocombustíveis para aplicações em sistemas automotivos.
b) Desenvolvimento de tecnologias (sistemas e componentes) para promover aumento da eficiência de motores de combustão interna operados com etanol, incluindo sistemas flex-fuel.

Segurança Veicular:

Desenvolvimento de tecnologias de componentes e/ou sistemas de baterias para uso veicular, focando no fomento da infraestrutura para a produção dos componentes e materiais relacionados à bateria aplicado em veículos híbridos e elétricos. 

Propulsão Alternativa à Combustão:

Desenvolvimento de sistemas/componentes e tecnologias de sensores e dispositivos para uso em segurança veicular.   

SOBRE A LINHA V

A Linha V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão tem como diretriz a eletrificação do powertrain veicular para a alta eficiência energética, a utilização de biocombustíveis para a geração de energia e a adequação do contexto brasileiro de infraestrutura de abastecimento.

A partir da aliança entre os principais atores que representam o conhecimento do setor (empresas, entidades representativas e Instituições de Ciência e Tecnologia – ICTs), serão habilitadas as competências necessárias para capacitar a cadeia automotiva.

A Fundep é a coordenadora da Linha V. A Coordenação técnica é da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Compartilhe: