Linha IV: Resultado preliminar da 2ª etapa da Chamada Pública de PD&I 02/2021

Categoria: Linha IV

A Fundep torna público, nesta quarta-feira (27/04), o resultado preliminar da segunda etapa da Chamada Pública de PD&I 02.2021 da linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas, do programa Rota 2030. Serão aportados até R$ 18 milhões nas propostas aprovadas para solucionar encomendas tecnológicas – ETECs

Foram 3 propostas pré-aprovadas que mostraram-se coerentes com as demandas da cadeia e devem contribuir para o desenvolvimento de novas tecnologias para elevar o nível de maturidade tecnológica e a competitividade da cadeia de ferramental brasileira.

Os projetos devem gerar e/ou aplicar tecnologias que impliquem em expressiva redução do custo e do tempo de produção de ferramental, bem como efetiva melhoria da qualidade das peças.

Ressaltamos, também, que as encomendas tecnológicas previstas na chamada pública foram elaboradas pela Fundep, em parceria com o programa Made in Brasil Integrado (MiBI), uma rede colaborativa para aumento da produtividade e da competitividade do setor automotivo brasileiro instituída pelo Ministério da Economia. Para conhecer as iniciativas dessa rede clique aqui.

SOBRE A LINHA IV

O setor ferramenteiro está em destaque no Programa Rota 2030. A Linha IV – Ferramentarias Brasileiras mais Competitivas visa solucionar as dificuldades de empresas com baixa produtividade e defasagem tecnológica, capacitando a cadeia de ferramental de produtos automotivos para atingir competitividade em nível mundial.

A partir da aliança entre os principais atores que representam o conhecimento do setor (empresas, entidades representativas e Instituições de Ciência e Tecnologia – ICTs), serão habilitadas as competências necessárias para capacitar a cadeia de ferramentarias.

A coordenação técnica da Linha IV é do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT).

SOBRE O ROTA 2030