Linha IV: Resultado Final do Eixo IV – Desenvolvimento a partir de Demonstradores

A Fundep divulgou nesta quinta-feira, 1, o Resultado Final da chamada púbica do Eixo IV – Desenvolvimento a partir de Demonstradores, Linha IV – Ferramentarias Brasileiras mais Competitivas, do Programa Rota 2030.

Foram aprovadas duas propostas, com um investimento de R$ 5,9 milhões. Os projetos envolvem a participação de seis instituições de ciência e tecnologia (ICTs), em parceria com 38 empresas de todo o Brasil.

O objetivo do Eixo IV é desenvolver peças demonstradoras para os aos processos de estampagem de superfícies automotivas classe A; ao processo de moldagem por injeção de termoplásticos; e ao processo de fundição de alumínio.

Projetos aprovados

• DECOLAB – Demonstrador de Estampagem de Painel Estrutural- Coluna B

ICTs: FGV; ITA

Montadoras envolvidas: Fiat Chrysler Automobiles (FCA); Ford Motor Company Brasil Ltda; General Motors do Brasil (GM); Nissan do Brasil; Renault do Brasil; Toyota do Brasil; Volkswagen do Brasil.

Empresas da Cadeia Automotiva: Ferramentaria Gaspec; Gestamp Paraná; Metalúrgica Futuro; BR Matozinhos Fundições; Autaza Technology; Companhia Siderúrgica Nacional (CSN); 6Pro Virtual and Practical Process ESI South America Com Serc Informatica Ltda; Aethra Sistema Automotivos SA; OSG Sulamericana de Ferramentas Ltda; NCAM Neo Consulting Serv Eng. Manufatura Avançada.

• DEMESTAA – Demonstrador de Estampagem de Superfícies Classe A

ICTs: ITA; FGV; SENAI; FATEC SJC

Empresas Envolvidas: Fiat Chrysler Automóveis Brasil (FCA); General Motors do Brasil; Nissan do Brasil Automóveis; Toyota do Brasil; Ford Motor Company Brasil; Renault do Brasil.

Empresas da Cadeia Automotiva: 6Pro Virtual and Practical Process; Aethra Sistemas Automotivos; Autaza Technologies; BR Matozinhos Fundições; Companhia Siderúrgica Nacional; ESI South América; Ferramentaria Gaspec; Gestamp Brasil Indústria de Autopeças; Metalúrgica Futuro; Open Mind Tecnologia Brasil; TRDI Traço Desenvolvimento Industrial; Siemens Industry Software; NCAM – NEO Consulting; Injetaq Indústria e Comércio; OSG Sulamericana de Ferramentas.

Sobre a Linha IV

O setor ferramenteiro está em destaque no Programa Rota 2030. A Linha IV – Ferramentarias Brasileiras mais Competitivas visa solucionar as dificuldades de empresas com baixa produtividade e defasagem tecnológica, capacitando a cadeia de ferramental de produtos automotivos para atingir competitividade em nível mundial.

A partir da aliança entre os principais atores que representam o conhecimento do setor (empresas, entidades representativas e Instituições de Ciência e Tecnologia – ICTs), serão habilitadas as competências necessárias para capacitar a cadeia de ferramentarias.

A Coordenação técnica a Linha IV é do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

Chamadas Públicas

As chamadas da Linha IV – Ferramentarias Brasileiras mais Competitivas são para projetos de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) em parceria com empresas e startups de todo o Brasil, com o intuito de apoiar e fomentar intercâmbio científico e tecnológico entre grupos de pesquisa e a cadeia automotiva para o desenvolvimento de programas de capacitação técnico-científico-gerencial para elevar a produtividade e competitividade da cadeia nacional de ferramentaria ao patamar mundial.