Linha IV: Resultado final da Chamada Pública de PD&I 02/2021

A Fundep divulgou, nesta quinta-feira (19/05), o resultado final da Chamada Pública de PD&I 02.2021 da Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas, do programa Rota 2030. Foram aprovados três projetos com o objetivo de solucionar encomendas tecnológicas – ETECs.  O aporte da Fundep será de R$ 16,2 milhões.

Com as contrapartidas, os projetos somam R$ 21 milhões. A execução das propostas terá a presença, ao todo,  de 14 Instituições de Ciência e Tecnologia – ICTs e 39 empresas que atuam na cadeia automotiva (ferramentarias, montadoras, entre outros). A ampla participação de empresas e ICTs é resultado da Vitrine Tecnológica, realizada em parceria com a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), no último mês de março, com o objetivo de apresentar as propostas e gerar novas conexões.

Os projetos selecionados são coerentes com as demandas da cadeia e devem contribuir para o desenvolvimento de novas tecnologias para elevar o nível de maturidade tecnológica e a competitividade da cadeia de ferramental brasileira.

As encomendas tecnológicas previstas na chamada pública foram elaboradas pela Fundep, em parceria com o programa Made in Brasil Integrado (MiBI), uma rede colaborativa para aumento da produtividade e da competitividade do setor automotivo brasileiro instituída pelo Ministério da Economia.

PROJETOS SELECIONADOS

DEMPAF-Desenvolvimento de métodos para automação de tarefas no projeto de Ferramentais

ICT Proponente: Centro de Inovação e Tecnologia SENAI

Coordenador Geral: José Luciano de Assis Pereira

Aporte da Fundep: R$ 1.248.299,36

ICT Associada: Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA

Empresas participantes: 6PRO Virtual And Practical Process Ltda; FCA Fiat Chrysler Automóveis Brasil Ltda.; General Motors do Brasil Ltda.; Injetaq Industria e Comércio Ltda.; Sodecia Minas Gerais Industria de Componentes Automotivos Ltda.; TRDI – Traço Desenvolvimento Industrial Ltda.; Umlaut do Brasil consultoria e serviços de engenharia Ltda.; e VOA Indústria e Prestação De Serviços Eireli.

DESCAAL – Demonstrador de Estampagem de Superfícies Classe A em Alumínio

ICT Proponente: Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Coordenador Geral: Kahl Dick Zilnyk

Aporte da Fundep: R$ 4.998.746,49

ICTs Associadas: Universidade Estadual de Ponta Grossa; Centro de Inovação e Tecnologia – CIT SENAI FIEMG; Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Londrina

Empresas participantes: 6PRO Virtual And Practical Process Ltda.; Aethra Sistemas Automotivos S.A; Autaza tecnologia S.A; Cadium Comercio Importação e Exportação Ltda.; FCA Fiat Chrysler Automóveis Brasil Ltda.; FHS Ferramentaria e Usinagem Ltda.; Ford Motor Company Brasil Ltda.; Gaspec – Mecânica Industrial de Precisão.; General Motors do Brasil Ltda.; GRV Software Ltda.; Hexagon Metrology Sistemas De Medição Ltda.; Hyundai Motors Brasil.; Iochpe Maxion S.A.; Jaguar Land Rover.; Lume Advanced Analytics.; Novelis Do Brasil Ltda.; Renault Do Brasil S.A; TRDI – Traço Desenvolvimento Industrial Ltda.; Turbinder Usinagem Ferramentaria e Comercio de Peças Ltda.; e Volkswagen do Brasil Indústria de Veículos Automotores Ltda.

Demonstrador do processo de manufatura aditiva em areia de fundição para geometrias complexas – DMA2F

ICT Proponente: Instituto SENAI de Inovação

Coordenador Geral: Luís Gonzaga Trabasso

Aporte da Fundep: R$ 9.997.148,48

ICTs associadas: Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros – São Leopoldo – RS; Instituto SENAI de Inovação em Soluções Integradas em Manufatura – São Leopoldo – RS; Instituto SENAI de Inovação em Processamento Mineral – Belo Horizonte – MG; Instituto SENAI de Inovação em Metalurgia e Ligas Especiais – Belo Horizonte – MG; Universidade Federal de Santa Maria – Santa Maria – RS; Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Porto Alegre – RS; Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Natal – RN; e Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis – SC.

Empresas participantes: Agrale S/A; Associação Brasileira de Fundição – ABIFA; Farcco Tecnologia Industrial EIRELI; Gaspec Mecânica Industrial de Precisão Ltda-ME; General Motors do Brasil Ltda.; Granaço Fundição Ltda.; Hyundai Motors Brasil; Metalúrgica Eldorado; Mineração Jundu Ltda.; Nidec Unidade de Fundição; Nova Era Soluções Ambientais Ltda.; Scania Latin America Ltda.; Schulz S.A.; Stara S/A Industria de Implementação Agrícolas; Tupy AS; Volkswagen do Brasil Indústria de Veículos Automotores Ltda.; e WEG Equipamentos Elétricos S/A.

SOBRE A LINHA IV

O setor ferramenteiro está em destaque no Programa Rota 2030. A Linha IV – Ferramentarias Brasileiras mais Competitivas visa solucionar as dificuldades de empresas com baixa produtividade e defasagem tecnológica, capacitando a cadeia de ferramental de produtos automotivos para atingir competitividade em nível mundial.

A partir da aliança entre os principais atores que representam o conhecimento do setor (empresas, entidades representativas e Instituições de Ciência e Tecnologia – ICTs), serão habilitadas as competências necessárias para capacitar a cadeia de ferramentarias.

A coordenação técnica da Linha IV é do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT).