Linha IV: Resultado Final da 3ª Rodada de propostas para Chamada Pública

Fundep divulgou nesta segunda-feira, 28, o Resultado Final da 3ª Rodada de submissão de propostas para a Chamada Pública da Linha IV – Ferramentarias Brasileiras mais Competitivas, do Programa Rota 2030. O resultado é para projetos apresentados no EIXO I – Aperfeiçoamento e implementação; EIXO II – Pesquisa, desenvolvimento e inovação; e EIXO III – Pesquisa e desenvolvimento disruptivos.

Foram aprovadas três propostas que somam o valor total de R$ 13,7 milhões (R$ 7 milhões em contrapartidas). Ao todo, participam dos projetos 13 diferentes Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e 21 empresas.

PROJETOS APROVADOS

• Recuperação de Moldes para Fundição Sob Pressão de Alumínio por Técnicas Avançadas de Manufatura

Eixo: I – Aperfeiçoamento e implementação

ICT Proponente: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Coordenador Geral: Anderson Geraldo Marenda Pukasiewicz

ICT Associada: UTFPR-CT; UTFPR-PG; UTFPR-LD; URPG

Montadoras e Sistemistas: Renault

Empresas: Villares; Walbert; Ferramentaria JN; Oerlikon Balzers

Valor Total: R$ 5.357.348,12

Contrapartida:  R$ 4.413.966,12

• Dashboard de sensoriamento e monitoramento de ferramentas para o setor automotivo: Dashfer_Sensor

Eixo: II – Pesquisa, desenvolvimento e inovação

ICT Proponente: Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura e Processamento a Laser – ISI-JVL

Coordenador Geral: Luís Gonzaga Trabasso

ICT Associada: Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados – Florianópolis – SC

Montadoras e Sistemistas: Ford; General Motors do Brasil; Fiat Chrysler Automobiles- FCA; FSA; Scania; Robert Bosch

Empresas: Beckhoff, Moldtool, GTF Ferramentaria, MA Ferramentaria

Valor Total: R$ 4.220.523,23

Contrapartida:  R$ 1.225.585,00

• Melhoria no projeto de ferramentas de injeção de alumínio

Eixo: II – Pesquisa, desenvolvimento e inovação

ICT Proponente: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Coordenador Geral: Carlos Mauricio Sacchelli

ICTs Associadas: Universidade de Caxias do Sul – UCS; Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC; Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC; Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Superfície – ISIES; Instituto SENAI de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica – ISISIM

Montadoras e Sistemistas: Toyota do Brasil; Peugeot Citroen do Brasil; General Motors do Brasil

Empresas: Gama Indústria de Matrizes; Ferramentaria JN; Indústria de Moldes e Matrizes; Oerlikon Balzers; Magma Engenharia do Brasil; Wetzel S/A

Valor Total: R$ 4.126.478,10

Contrapartida:  R$ 1.455.021,00

SOBRE A LINHA IV

A Linha IV – Ferramentarias Brasileiras mais Competitivas visa solucionar as dificuldades de empresas com baixa produtividade e defasagem tecnológica, capacitando a cadeia de ferramental de produtos automotivos para atingir competitividade em nível mundial. A partir da aliança entre os principais atores que representam o conhecimento do setor (empresas, entidades representativas e Instituições de Ciência e Tecnologia – ICTs), serão habilitadas as competências necessárias para capacitar a cadeia de ferramentarias.

A Fundep é coordenadora da Linha IV. A coordenação técnica é do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).