Fundep lança ação de empreendedorismo para fomentar a conexão de ferramentarias com startups e desenvolver soluções inovadoras

Categoria: Challenge, Linha IV

Facilitar o acesso da indústria ferramental à inovação para a solução de desafios. Esse é o objetivo do Rota Challenge: Ferramentarias Competitivas. A iniciativa, promovida pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), com o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais (Abinfer), irá fomentar o empreendedorismo e o intraempreendedorismo no âmbito da Linha IV – Ferramentarias Brasileiras mais Competitivas, do programa Rota 2030.

Na primeira fase do Rota Challenge, serão promovidos workshops para mapear desafios tecnológicos de ferramentarias que atuam no setor automotivo em duas trilhas de atuação: poliméricos e metálicos. As ferramentarias têm até o dia 27/05 para se inscrever.

A coordenadora de programas da Fundep, Ana Eliza Braga, explica que serão proporcionados espaços de diálogos estruturados que inspiram a autonomia, o protagonismo e a corresponsabilidade por resultados. “A partir de processos participativos, dialógicos e facilitados, vamos promover encontros com diferentes representantes da indústria ferramental para identificar, em conjunto, desafios tecnológicos de ferramentarias que atuam no setor automotivo”, explica.

Os desafios identificados serão divulgados, na segunda fase do Rota Challenge, para o ecossistema de startups Indtechs (aquelas com soluções para a indústria) por meio de uma chamada pública. As soluções selecionadas poderão ser validadas por meio de Prova de Conceito (PoC), de forma remunerada com recursos do Rota 2030, em ambientes reais de operação na cadeia ferramental.

A ação irá conectar a indústria da ferramentaria com startups de todo o Brasil para promover um ambiente de inovação e a otimização de processos produtivos. “Aumentar a competitividade, a produtividade e a redução de custos da indústria ferramental, gerando benefícios para toda a cadeia automotiva, é o principal foco”, ressalta Ana Eliza.

Impacto no setor automotivo

As ferramentarias possuem papel estratégico na cadeia automotiva. De acordo com o presidente da Abinfer, Christian Dihlmann, cerca de 92% das peças e componentes automotivos são produzidos por meio de ferramentais, seja em processos de conformação, injeção, fundição, sopro, extrusão e outros. “Por si só, esse indicador já representa a importância do ferramental e da ferramentaria no universo automotivo. O que precisamos providenciar, urgentemente, é a melhoria da produtividade e assertividade na produção destas peças e componentes, de maneira que se possa produzir com mais rapidez e menor custo”, destaca.

Os poliméricos e metálicos são essenciais para o setor automobilístico. Segundo Dihlmann, dos cerca de 2.300 ferramentais utilizados na produção de um veículo popular, 40% são para componentes poliméricos, 35% para componentes conformados e 25% para componentes fundidos e outros processos.

Como será o Rota Challenge

Linha IV

O setor ferramenteiro está em destaque no Programa Rota 2030. A Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas visa solucionar as dificuldades de empresas com baixa produtividade e defasagem tecnológica, capacitando a cadeia de ferramental de produtos automotivos para atingir competitividade em nível mundial.

A Linha IV do Rota 2030 tem coordenação técnica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

Compartilhe: