Fundep lança 2º Ciclo do Rota Challenge durante o Enafer 2022

Acelerar o processo de inovação da indústria ferramental para o aumento da competitividade das ferramentarias. Este é o objetivo do 2º Ciclo do Rota Challenge, lançado pela Fundep nesta sexta-feira (03/06), durante o 14º Encontro Nacional de Ferramentarias (Enafer), em Caxias do Sul-RS. A expectativa é selecionar 10 ferramentarias para a implementação de soluções tecnológicas, desenvolvidas por startups, para superar desafios do setor ferramental. O investimento total será de até R$ 600 mil.

O prazo de inscrição das ferramentarias vai até 01/07. A iniciativa irá fomentar o empreendedorismo e o intraempreendedorismo no âmbito da Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas, do programa Rota 2030.

As ferramentarias podem se inscrever em uma (01) de três (03) diferentes opções. As soluções foram desenvolvidas pelas startups I-Sensi e Vitau Automation e testadas dentro de ferramentarias durante o 1º Ciclo do Rota Challenge.

Confira as soluções do Rota Challenge

Solução de Monitoramento de Componentes Críticos
Startup: I-Sensi

Solução de Tryout Digital
Startup: I-Sensi

Solução de Plataforma de Gestão de Paradas e Manutenção
Startup: Vitau Automation

Para o Líder Técnico de Projetos da Fundep, Luiz Miranda, o Rota Challenge é uma oportunidade de implementar soluções inovadoras com despesas custeadas pelo Rota 2030. “As soluções foram implementadas e validadas dentro de ferramentarias durante o 1º Ciclo da ação. Agora é o momento de aumentar o alcance da ação e oferecer a oportunidade para novas empresas implementarem as soluções. Queremos gerar uma cultura cada vez mais inovadora e tecnológica no setor ferramental a partir da conexão com as startups. É importante destacar que as despesas serão custeadas com recursos do programa e a empresa precisa dedicar apenas o seu comprometimento e o acesso físico às instalações e sistemas durante todo o prazo de execução”, ressalta.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais (Abinfer), Christian Dihlmann, reforçou a importância da iniciativa para o setor ferramental. “Muitas vezes as ferramentarias dizem que precisam de apoio. E temos o Rota 2030 com recursos totalmente disponíveis para desenvolver soluções efetivas, com custo zero. A única contrapartida necessária é a dedicação e o envolvimentos dos gestores em projetos”, reforça.

A Abinfer é parceira na realização do Rota Challenge.

Workshop Conecta Mais

Além do Lançamento do Rota Challenge, a Fundep realizou nessa quinta-feira (02/06), dentro do Enafer, o Workshop Conecta Mais: soluções efetivas para o setor ferramental. O objetivo foi avançar na definição e priorização de soluções que podem impactar na cadeia ferramental.

A partir dos resultados do último workshop realizado durante o Enafer de 2021, e outras pesquisas realizadas pelo Rota 2030, foram mapeados e diversos desafios/dores do setor. Os participantes definiram três desafios prioritários e colocaram a “mão na massa” para convergir e propor soluções efetivas.

As informações discutidas serão utilizadas no Conecta Mais, uma plataforma gratuita e voltada para a conexão entre as indústrias e fornecedores de soluções do setor automotivo.  Foi desenvolvida uma jornada que envolve perfil de ferramenteiros, consultores e fornecedores, que geram valor para todas as partes nas interações promovidas pelo programa.

Visita técnica em ferramentarias de Caxias do Sul

Ainda em Caxias do Sul, foram realizadas visitas técnicas em seis ferramentarias com o objetivo de conhecer a realidade das empresas e entender as principais dores e oportunidades para direcionar as ações da Linha IV do Rota 2030. Participaram profissionais  do time de Coordenação de Programas da Fundep, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Ministério da Economia.

Foram visitadas as seguintes ferramentarias: New Tech, Gama, JR Oliveira, Inova, Moldar e Massochini. As informações coletadas vão ser utilizadas nas próximas etapas da plataforma Conecta Mais.

Os encontros foram articulados com o apoio da Abinfer.

Sobre a Linha IV

O setor ferramenteiro está em destaque no Programa Rota 2030. A Linha IV – Ferramentarias Brasileiras mais Competitivas visa solucionar as dificuldades de empresas com baixa produtividade e defasagem tecnológica, capacitando a cadeia de ferramental de produtos automotivos para atingir competitividade em nível mundial.

A partir da aliança entre os principais atores que representam o conhecimento do setor (empresas, entidades representativas e Instituições de Ciência e Tecnologia – ICTs), serão habilitadas as competências necessárias para capacitar a cadeia de ferramentarias.

A coordenação técnica da Linha IV é do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT).