Rota 2030: Fundep lança chamada Intec+ com aporte de até R$ 12 milhões em soluções tecnológicas de ICTs e startups

Categoria: Linha V

A Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) busca projetos de inovação tecnológica para fortalecer a cadeia automotiva. Foi lançada nesta sexta-feira (02/07), em Live, a chamada Intec+, da Linha V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão, do programa Rota 2030. Serão aportados até R$ 12 milhões em propostas de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e startups.

A chamada está divindade em dois grupos de projetos: Intec+ICT e Intec+Startup. O prazo de submissão de propostas vai até 22 de julho.

A Intec+ICT irá destinar até R$ 9 milhões em projetos executados por ICTs, em parceria com empresas e organizações do setor produtivo.  Já a Intec+Startup está voltada para projetos de inovação tecnológica executados por startups, com investimento de até R$ 3 milhões.

A pesquisadora da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mona Lisa Moura, que faz parte da Coordenação Técnica da Linha V, explica que a chamada busca receber e desenvolver projetos com alto potencial de incorporação de tecnologia e atender as demandas da cadeia automotiva. “Queremos tecnologias mais maduras para atender as demandas do setor.  Projetos que já tenham alcançado a maturação de desenvolvimento, com TRL a partir de 6, e que estejam na fase de apresentar resultados na forma de protótipos, produtos, processos ou serviços com potencial de aplicação direta na cadeia automotiva”, destaca.

O prazo para desenvolvimento dos projetos será de até 18 meses.

O pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Tárcio André Barros, integrante da Coordenação Técnica da Linha V, reforça que as propostas devem possuir aderência aos três eixos da Linha V: Biocombustíveis (BIO) Condução Segura e Eficiente de Veículos (CONSEV) e Propulsão Alternativa à Combustão (PAC).

“O eixo de Bicombustíveis visa a melhoria da eficiência e a redução de emissões com o uso de biocombustíveis em motores automotivos. O eixo CONSEV busca fortalecer o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de dispositivos e subsistemas de segurança, sejam ativos ou passivos, capazes de reduzir fatalidades e lesões no setor de transporte. Já o PAC, consiste na criação de tecnologias, principalmente sistemas de peças voltadas para veículos elétricos ou híbridos”, explica Tárcio.

Confira mais informações abaixo:

QUEM PODE PARTICIPAR

Intec+ICT: Projetos de inovação tecnológica, executados por ICTs em parceria com empresas e organizações do setor produtivo. Não há exigências quanto à ICT possuir programa de pós-graduação.

Intec+ Startup: Projetos de inovação tecnológica executados por Startups.

APORTE FINANCEIRO

A previsão é investir um valor global de até R$ 12 milhões.

Intec+ICT: Aporte total de até R$ 9 milhões, com limite de até R$1,5 milhão por projeto. Contrapartidas financeira e/ou econômica de ao menos 10% para o conjunto de ICT’s e entre 5% e 30% para o conjunto de empresas.

Intec+Startup: Aporte total de até R$ 3 milhões, com limite de até R$1 milhão por projeto. Para a modalidade de startups não é exigida contraparida.

EIXOS DA CHAMADA

Consiste em viabilizar o uso de biocombustíveis em motores a combustão e/ou híbridos, de forma a promover a melhoria e o aumento de eficiência e desempenho, além da redução de emissões em sistemas de propulsão automotiva. As propostas devem basear-se em tendências tecnológicas globais, principalmente em tecnologias veiculares avançadas que utilizam de biocombustíveis com base no baixo carbono, e também estar alinhadas às metas nacionais de aumento de eficiência em motores, de sustentabilidade ambiental e aos programas que visam a produção de biocombustíveis para a indústria, como o RenovaBio e o Horizonte 2020.

LINHAS TEMÁTICAS CONTEMPLADAS

  • Desenvolvimento de sistemas para promover aumento da eficiência de motores de combustão interna operados com biocombustíveis (dual-fuel e veículos híbridos);
  • Desenvolvimento de tecnologia visando a otimização do desempenho do etanol em motores flex-fuel;
  • Desenvolvimento de processos, sistemas e/ou dispositivos para a habilitação do uso de biocombustíveis e combustíveis alternativo em sistemas de propulsão veicular elétrica e/ou híbrida, incluindo processo de reforma e célula a combustível;
  • Tecnologias de aditivação e testes de biocombustíveis para aumento da eficiência energética, incluindo estratégias dual-fuel e multi-fuel;
  • Desenvolvimento de equipamentos, softwares, algoritmos e mecanismos para melhoria do processo de combustão de biocombustíveis automotivos (leves, pesados, agrícola), incluindo aquisição de dados e simulação e calibração de mapas de motores;
  • Desenvolvimento de tecnologias e/ou sistemas que venham a reduzir emissões no processo de combustão veicular.

Consiste em contribuir para o fortalecimento da indústria automotiva, no âmbito do desenvolvimento e aperfeiçoamento de dispositivos e subsistemas de segurança ativa e passiva capazes de reduzir as fatalidades e lesões no setor de transportes. O eixo abrange o desenvolvimento de tecnologias de caráter nacional e a garantia de adaptação das inovações tipicamente importadas por meio da aplicação de conhecimento desenvolvido no Brasil. Com esta chamada, busca-se aumentar a flexibilidade da indústria automotiva para atender o próprio mercado, além de ampliar a competitividade do país em um cenário global como exportador de projetos tecnológicos.

LINHAS TEMÁTICAS CONTEMPLADAS

  • Desenvolvimento de dispositivos/sistemas de segurança ativa e passiva para passageiros e pedestres;
  • Desenvolvimento de tecnologias/sistemas para o aumento do nível de autonomia dos veículos nacionais com análise da estrutura viária brasileira;
  • Desenvolvimento de tecnologias e dispositivos para melhorar a dirigibilidade e a segurança durante a condução do veículo;
  • Desenvolvimento de metodologias/técnicas para fusão multissensorial com auxílio de mapas georreferenciados, considerando a propagação de incertezas;
  • Desenvolvimento de sistemas inteligentes, voltados para todas as classes de veículos elétricos e híbridos, considerando a inclusão de fatores internos e externos ao veículo para garantir segurança, desempenho e autonomia;
  • Desenvolvimento de tecnologias para automação de veículos agrícolas.

Consiste em contribuir para a indústria automotiva com a criação de novas tecnologias, principalmente de sistemas e componentes (peças) voltados para veículos elétricos e híbridos, ou seja, de propulsão alternativa à combustão. As propostas devem alavancar o estágio de desenvolvimento de tecnologias existentes, realizar testes e validações dos protótipos/pilotos e promover avanços tecnológicos. É necessário que tratem do desenvolvimento de sistemas, componentes e metodologias de projetos que considerem a caracterização de desempenho do veículo, contribuindo para o aumento da eficiência energética.

LINHAS TEMÁTICAS CONTEMPLADAS

  • Desenvolvimento de componentes e sistemas considerando a dinâmica veicular e a demanda com a definição das características e potência necessária para veículos elétricos e híbridos;
  • Desenvolvimento de sistemas para trem de potência, incluindo sistemas de troca de marcha e transmissões para veículos elétricos e híbridos;
  • Desenvolvimento de motores / geradores elétricos para veículos elétricos e híbridos;
  • Desenvolvimento de sistemas de controle elétricos de potência e acionamento de motores e geradores elétricos;
  • Desenvolvimento de dispositivos, sistemas e componentes focado no fluxo de energia e no sistema de controle considerando a dirigibilidade e a eficiência;
  • Desenvolvimento de sistemas de armazenamento e regeneração de energia;
  • Desenvolvimento de sistema de células a combustível para utilização em sistema de propulsão;
  • Desenvolvimento de sistemas para eletrificação de veículos pesados (ônibus e caminhões) e eletrificação de veículos/máquinas agrícolas.

COMO SUBMETER PROPOSTAS

O prazo de submissão de propostas vai de 22 de julho. O processo de submissão é realizado por meio de sistema disponibilizado pela Fundep.

REDE DE COOPERAÇÃO EM PD&I

Uma novidade é o apoio da Rede de Cooperação em PD&I. A Iniciativa firmada entre a Fundep e o Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES) irá potencializar o desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica no âmbito da  Linha V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão, do Programa Rota 2030.

A ação irá fortalecer a conexão entre Fundações de Apoio, Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e empresas da cadeia automotiva para o desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica. Essa conexão será estimulada a partir do Conecta Rota, uma plataforma para cadastrar desafios e oportunidades para o desenvolvimento de inovações tecnológicas.

PROJETOS EM ANDAMENTO

Atualmente 16 projetos de PD&I estão em andamento e outros sete estão em fase de contratação pela Linha V do Rota 2030, com a participação de 30 ICTs e 29 empresas da cadeia automotiva. O aporte financeiro da Fundep é R$ 33,9 milhões, com outros R$ 78,8 milhões em contrapartidas econômicas.

SOBRE O ROTA 2030

O Rota 2030 é um programa do Governo Federal com o objetivo de ampliar a competitividade e a capacidade produtiva da indústria automotiva nacional.

Com metas mensuráveis, cada ciclo do Programa conduzirá as empresas em uma trajetória de adaptação aos novos instrumentos, estímulo para a programação dos investimentos e reorientação para os próximos passos.

Assim, a iniciativa abre um cenário de oportunidades para as empresas do setor investirem no desenvolvimento e na aplicação de novas tecnologias, consolidando um modelo fabril competitivo e inserido na produção global de veículos automotores.

SOBRE A LINHA V

A Linha V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão tem como diretriz a eletrificação do powertrain veicular para a alta eficiência energética, a utilização de biocombustíveis para a geração de energia e a adequação do contexto brasileiro de infraestrutura de abastecimento.

A partir da aliança entre os principais atores que representam o conhecimento do setor (empresas, entidades representativas e Instituições de Ciência e Tecnologia – ICTs), serão habilitadas as competências necessárias para capacitar a cadeia automotiva.

A Fundep é a coordenadora da Linha V. A Coordenação técnica é da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Compartilhe: