Fundep busca startups para desenvolver soluções tecnológicas para a cadeia automotiva. Aporte total será de R$ 3 milhões, sem contrapartida

Categoria: Linha V

A Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) busca projetos de inovação tecnológica desenvolvidos por startups para fortalecer a cadeia automotiva. Foi lançada a chamada Intec+Startup, da Linha V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão, do programa Rota 2030. O aporte total em projetos será de até R$ 3 milhões, sem a exigência de contrapartida dos participantes.

A Intec+Startup é voltada para projetos executados por startups com prazo para desenvolvimento de até 18 meses, com limite de até R$1 milhão por proposta. O prazo para a submissão vai até 22 de julho, às 17 horas.

A pesquisadora da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mona Lisa Moura, que faz parte da Coordenação Técnica da Linha V, explica que a chamada busca receber e desenvolver projetos com alto potencial de incorporação de tecnologia e atender as demandas da cadeia automotiva. “Queremos tecnologias mais maduras para atender as demandas do setor.  Projetos que já tenham alcançado a maturação de desenvolvimento, com TRL a partir de 6, e que estejam na fase de apresentar resultados na forma de protótipos, produtos, processos ou serviços com potencial de aplicação direta na cadeia automotiva”, destaca.

As propostas podem ser apresentadas em três eixos: Biocombustíveis (BIO), Condução Segura e Eficiente de Veículos (CONSEV) e Propulsão Alternativa à Combustão (PAC).

O pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Tárcio André Barros, integrante da Coordenação Técnica da Linha V, reforça que aos projetos devem ser aderentes aos três eixos. “O eixo de Bicombustíveis visa a melhoria da eficiência e a redução de emissões com o uso de biocombustíveis em motores automotivos. O eixo CONSEV busca fortalecer o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de dispositivos e subsistemas de segurança, sejam ativos ou passivos, capazes de reduzir fatalidades e lesões no setor de transporte. Já o PAC consiste na criação de tecnologias, principalmente sistemas de peças voltadas para veículos elétricos ou híbridos”.

Cada eixo possui linhas temáticas específicas.

Confira mais informações abaixo:

QUEM PODE PARTICIPAR

A participação na categoria Intec+Startup deve ser realizada exclusivamente por uma empresa, tipo startup, que atenda aos seguintes critérios:

  • Tenha ao menos um sócio da área técnica como parte da equipe executora do projeto;
  • Tenha a receita operacional bruta no ano de 2020 inferior ou igual a 4,8 milhões de reais; ou, caso tenha iniciado suas atividades depois de janeiro de 2020, ter receita média mensal igual ou inferior a 400 mil reais, considerando todos os meses de registro;
  • Não tenha o seu controle acionário detido por grupo de sociedades que apresente ativo total superior a R$ 80.000.000,00 (oitenta milhões de reais) ou receita operacional bruta superior a R$ 100.000.000,00 (cem milhões de reais) em 2020;
  • Tenha uma iniciativa tecnológica de produto, serviço ou modelo de negócios inovador com potencial de crescimento rápido e contínuo.

COMO PARTICIPAR

As startups têm até o dia 22 de julho, às 17 hora, para submeter as propostas para a 1ª Etapa da chamada.

O processo de submissão é composto por duas etapas: Enquadramento e Avaliação.

Todas as informações estão presentes no edital da chamada.

EVENTO TIRA-DÚVIDAS

A Fundep irá promover, no dia 15 de julho, às 16 horas, um evento para esclarecer dúvidas sobre o edital da chamada Intec+.

Cadastre-se para receber as informações sobre o evento tira-dúvidas.

EIXOS DA CHAMADA

Consiste em viabilizar o uso de biocombustíveis em motores a combustão e/ou híbridos, de forma a promover a melhoria e o aumento de eficiência e desempenho, além da redução de emissões em sistemas de propulsão automotiva. As propostas devem basear-se em tendências tecnológicas globais, principalmente em tecnologias veiculares avançadas que utilizam de biocombustíveis com base no baixo carbono, e também estar alinhadas às metas nacionais de aumento de eficiência em motores, de sustentabilidade ambiental e aos programas que visam a produção de biocombustíveis para a indústria, como o RenovaBio e o Horizonte 2020.

LINHAS TEMÁTICAS CONTEMPLADAS

  • Desenvolvimento de sistemas para promover aumento da eficiência de motores de combustão interna operados com biocombustíveis (dual-fuel e veículos híbridos);
  • Desenvolvimento de tecnologia visando a otimização do desempenho do etanol em motores flex-fuel;
  • Desenvolvimento de processos, sistemas e/ou dispositivos para a habilitação do uso de biocombustíveis e combustíveis alternativo em sistemas de propulsão veicular elétrica e/ou híbrida, incluindo processo de reforma e célula a combustível;
  • Tecnologias de aditivação e testes de biocombustíveis para aumento da eficiência energética, incluindo estratégias dual-fuel e multi-fuel;
  • Desenvolvimento de equipamentos, softwares, algoritmos e mecanismos para melhoria do processo de combustão de biocombustíveis automotivos (leves, pesados, agrícola), incluindo aquisição de dados e simulação e calibração de mapas de motores;
  • Desenvolvimento de tecnologias e/ou sistemas que venham a reduzir emissões no processo de combustão veicular.

Consiste em contribuir para o fortalecimento da indústria automotiva, no âmbito do desenvolvimento e aperfeiçoamento de dispositivos e subsistemas de segurança ativa e passiva capazes de reduzir as fatalidades e lesões no setor de transportes. O eixo abrange o desenvolvimento de tecnologias de caráter nacional e a garantia de adaptação das inovações tipicamente importadas por meio da aplicação de conhecimento desenvolvido no Brasil. Com esta chamada, busca-se aumentar a flexibilidade da indústria automotiva para atender o próprio mercado, além de ampliar a competitividade do país em um cenário global como exportador de projetos tecnológicos.

LINHAS TEMÁTICAS CONTEMPLADAS

  • Desenvolvimento de dispositivos/sistemas de segurança ativa e passiva para passageiros e pedestres;
  • Desenvolvimento de tecnologias/sistemas para o aumento do nível de autonomia dos veículos nacionais com análise da estrutura viária brasileira;
  • Desenvolvimento de tecnologias e dispositivos para melhorar a dirigibilidade e a segurança durante a condução do veículo;
  • Desenvolvimento de metodologias/técnicas para fusão multissensorial com auxílio de mapas georreferenciados, considerando a propagação de incertezas;
  • Desenvolvimento de sistemas inteligentes, voltados para todas as classes de veículos elétricos e híbridos, considerando a inclusão de fatores internos e externos ao veículo para garantir segurança, desempenho e autonomia;
  • Desenvolvimento de tecnologias para automação de veículos agrícolas.

Consiste em contribuir para a indústria automotiva com a criação de novas tecnologias, principalmente de sistemas e componentes (peças) voltados para veículos elétricos e híbridos, ou seja, de propulsão alternativa à combustão. As propostas devem alavancar o estágio de desenvolvimento de tecnologias existentes, realizar testes e validações dos protótipos/pilotos e promover avanços tecnológicos. É necessário que tratem do desenvolvimento de sistemas, componentes e metodologias de projetos que considerem a caracterização de desempenho do veículo, contribuindo para o aumento da eficiência energética.

LINHAS TEMÁTICAS CONTEMPLADAS

  • Desenvolvimento de componentes e sistemas considerando a dinâmica veicular e a demanda com a definição das características e potência necessária para veículos elétricos e híbridos;
  • Desenvolvimento de sistemas para trem de potência, incluindo sistemas de troca de marcha e transmissões para veículos elétricos e híbridos;
  • Desenvolvimento de motores / geradores elétricos para veículos elétricos e híbridos;
  • Desenvolvimento de sistemas de controle elétricos de potência e acionamento de motores e geradores elétricos;
  • Desenvolvimento de dispositivos, sistemas e componentes focado no fluxo de energia e no sistema de controle considerando a dirigibilidade e a eficiência;
  • Desenvolvimento de sistemas de armazenamento e regeneração de energia;
  • Desenvolvimento de sistema de células a combustível para utilização em sistema de propulsão;
  • Desenvolvimento de sistemas para eletrificação de veículos pesados (ônibus e caminhões) e eletrificação de veículos/máquinas agrícolas.

SOBRE O ROTA 2030

O Rota 2030 é um programa do Governo Federal com o objetivo de ampliar a competitividade e a capacidade produtiva da indústria automotiva nacional.

Com metas mensuráveis, cada ciclo do Programa conduzirá as empresas em uma trajetória de adaptação aos novos instrumentos, estímulo para a programação dos investimentos e reorientação para os próximos passos.

Assim, a iniciativa abre um cenário de oportunidades para as empresas do setor investirem no desenvolvimento e na aplicação de novas tecnologias, consolidando um modelo fabril competitivo e inserido na produção global de veículos automotores.

SOBRE A LINHA V

A Linha V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão tem como diretriz a eletrificação do powertrain veicular para a alta eficiência energética, a utilização de biocombustíveis para a geração de energia e a adequação do contexto brasileiro de infraestrutura de abastecimento.

A partir da aliança entre os principais atores que representam o conhecimento do setor (empresas, entidades representativas e Instituições de Ciência e Tecnologia – ICTs), serão habilitadas as competências necessárias para capacitar a cadeia automotiva.

A Fundep é a coordenadora da Linha V. A Coordenação técnica é da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

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