Ferramentarias recebem a visita das startups selecionadas no Rota Challenge

Categoria: Challenge, Linha IV, Rota 2030

A equipe do programa Rota 2030 da Fundep foi até as ferramentarias selecionadas no Rota Challenge para apresentar as startups responsáveis pela implementação das Provas de Conceito (POC).

O encontro foi uma excelente oportunidade para discutir o escopo de trabalho e alinhar exatamente o que será feito para melhorar o desempenho das indústrias, além de fomentar a inovação e o fortalecimento do setor automotivo, de acordo com o líder técnico de projetos da Fundep, Luiz Miranda.

Na cidade de Joinville em Santa Catarina foram realizadas visitas à GTF Ferramentariacom a presença da startup Bitável, e à Union Moldes, com a presença da startup Vitau Em Limeira, no estado de São Paulo, foi a vez da Stampway receber a visita da startup I-SENSI. Os encontros aconteceram entre os dias 5 e 11 de novembro, com o apoio do IEBT.  

Conexões realizadas com sucesso 

Indústria: GTF Ferramentaria

Entre as ferramentarias selecionadas está a GTF da cidade de Joinville. Segundo o diretor comercial da empresa, Thiago Freitas: “o programa é uma oportunidade única para as empresas se modernizarem e melhorarem os processos. E o Rota Challenge chamou a atenção pelo envolvimento das startups e o interesse em desenvolver soluções para a indústria”. 

Além disso, Thiago destacou a importância deste tipo de apoio, já que muitas ferramentarias são de pequeno porte e possuem estruturas mais enxutas e uma equipe reduzida para se dedicar a essas parcerias estratégicas: “Eu sempre procurei alguma forma de inovar dentro da empresa, mas não conseguia enxergar de que forma poderia ser inserido neste mundo tecnológico”.  

Mais desenvolvimento para o setor automotivo

Startup: VITAU 

“Desenvolver uma solução que, de fato, possa trazer ganhos e otimização dos processos para as ferramentarias, e torná-las cada vez mais competitivas”. Essa é expectativa do sócio-diretor da startup Vitau, Felipe Vitoriano, uma das startups selecionadas para implementação da Prova de Conceito (POC) na indústria madrinha Union Moldes.  

Segundo ele os “horizontes se tornaram ainda mais positivos quando nos conectamos com a Union Moldes, que tem uma visão consistente e aberta para o desenvolvimento do projeto. O cenário é bem promissor: temos uma indústria aberta a novas soluções, temos um time de especialistas para desenvolvê-las, e um programa para viabilizar este desenvolvimento. Estamos bastante animados para crescermos juntos!”.  

Startup: I-SENSI  

Para o diretor Maurício Finotti, da startup I-SENSI, “o Rota Challenge é uma iniciativa muito importante por colocar em contato startups de tecnologias na área de ferramentaria com a indústria. Sabemos que essa é uma das áreas consideradas críticas e necessárias para o desenvolvimento do setor automotivo no país. As empresas brasileiras, principalmente as de menor porte, precisam urgentemente de soluções baratas e escalonáveis. Esse é o tipo de incentivo que às vezes falta para dar um empurrão no setor.” 

Saiba mais sobre o Rota Challenge 

 O Rota Challenge integra a Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas, do Rota 2030, e visa conectar a indústria da ferramentaria com startups de todo o Brasil, impulsionando a inovação e fortalecendo do setor ferramental. 

Para conferir mais informações sobre essa iniciativa e como foi o processo seletivo, acesse aqui. 

Compartilhe: