Evento promovido pelo SENAI-MG destaca iniciativas do Rota 2030 voltadas para o setor ferramental

Categoria: Eventos, Linha IV

Representantes do setor ferramental de Minas Gerais participaram nessa quinta-feira (23/03) de um workshop com o objetivo de apresentar as ações da Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas, do programa Rota 2030. A iniciativa foi promovida pelo SENAI-MG, com o apoio da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), na unidade SENAI Centro 4.0, em Contagem-MG.  

Representaram a Fundep: o líder técnico de projetos, Vitor Assun, a agente técnica de projeto, Isabela Tolentino, e a analista de negócios e parcerias, Keren Bigão. A apresentação da Fundação foi organizada em dois momentos, com destaque para as plataformas Conecta Mais e o Rota in Curso. 

Vitor explicou que o Conecta Mais é uma iniciativa com o objetivo de melhorar a competitividade e a produtividade de micro, pequenas e médias ferramentarias brasileiras. A plataforma online conecta demandas de ferramentarias à fornecedores e consultores, em um modelo multilateral que busca integrar, em um mesmo ambiente, soluções que vão dar suporte à indústria em sua jornada de produtividade. 

Com foco no desenvolvimento de profissionais do setor, ferramental, Isabela detalhou como funciona a estratégia do Rota in Curso, uma plataforma que oferece cursos de formação e capacitação gratuitos não só focados no “chão de fábrica”, como também em processos de gestão. As ferramentarias que participam das diversas ações da Linha IV recebem créditos que são utilizados para adquirir os cursos de forma gratuita. É possível receber pontos simplesmente ao se cadastrar na plataforma, participando de eventos (online ou presenciais), do Conecta Mais ou de projetos de PD&I, entre outras iniciativas do programa Rota 2030. 

As ferramentarias que registaram presença no evento puderam somar 60 créditos no Rota in Curso. Atualmente, em parceria com o SENAI-MG, são mais de 20 opções de cursos totalmente gratuitos em Minas Gerais.  

Desafios e perspectivas

O evento também teve as apresentações do representante do SENAI-MG, Ricardo Silva, e do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais (Abinfer), Christian Dihlmann, que destacaram o cenário atual do setor, com perspectivas e oportunidades para ampliar a competitividade e de capacitação profissional das indústrias. 

Visita técnica

Após as apresentações, os participantes realizaram uma visita técnica nas instalações da unidade SENAI Centro 4.0. Localizado em Contagem-MG, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o Centro possui especialistas e equipamentos que atuam desde qualificar a mão de obra de profissionais, até a pesquisa de soluções estratégicas para a nova revolução industrial.

Galeria de fotos

Compartilhe: