Curso: Visão Computacional para Direção Autônoma pela Abordagem de Modelos

TIPO

Ao vivo e a distância

OPENCADD

O objetivo geral do curso é capacitar profissionais de nível superior, técnicos, tecnólogos e estudantes de pós-graduação e graduação, que atuam ou pretendem atuar profissionalmente na área de desenvolvimento de produto, para serem capazes de desenvolver algoritmos de visão computacional para direção autônoma utilizando a abordagem por modelos, reduzindo assim o tempo de desenvolvimento utilizando ferramentas disponíveis no mercado para aceleração do processo de desenvolvimento.

Este curso é desenvolvido com o apoio da Linha V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão, do programa Rota 2030.

OBJETIVOS

• Revisar conceitos de processamento de imagens, vídeos, redes neurais e técnicas de melhoria de imagens e vídeos
  • Revisão dos principais sensores veiculares para direção autônoma
  • Modelar e simular veículos e sensores para modelagem de algoritmos de inteligência artificial
  • Desenvolver algoritmos de inteligência artificial utilizando redes neurais
  • Verificar e validar algoritmos utilizando técnicas de simulação 2D e 3D

CARGA HORÁRIA E FUNCIONAMENTO

36 horas – (12 encontros)

DIAS DE REALIZAÇÃO

1ª Edição do Curso:

• 21/06/2021 a 28/07/2021
  • Segundas e Quartas-feiras
  • 18h30 às 21h30

2ª Edição do Curso:

• 02/08/2021 a 13/09/2021
  • Segundas e Quartas-feiras
  • 18h30 às 21h30

R$ 500, 00 (quinhentos reais)

VAGAS GRATUITAS

Este treinamento faz parte do programa de formação para fomento do Rota 2030 financiado pela FUNDEP. Desta forma há vagas gratuitas destinadas a estudantes e profissionais atualmente fora do mercado de trabalho. Entre em contato conosco para saber se você tem direito a este benefício.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

• Aquisição de imagens
  • Trabalhando com diversos tipos de imagens
  • Pré-processamento de Imagens
  • Image Processing Onramp da Mathworks
  • Transformação Espacial e Registro de Imagens
  • Automatização de Registro de Imagens
  • Detecção de Bordas e Linhas
  • Segmentação de Cor e Texturas
  • Extração de Características.
  • Exercícios Práticos
  • Conceitos básicos de visão computacional
  • Importação, exibição e anotação de vídeos
  • Deep Learning Onramp
  • Conceitos de Redes Neurais
  • Detecção de objetos em vídeos
  • Estimação de movimento de objetos
  • Rastreamento de objetos
  • Remoção de distorções e medição de objetos em planos.
  • Exercícios práticos
  • Conceitos de Controle Preditivo
  • Rotulagem de dados
  • Processando dados de sensores LIDAR
  • Fusão de Sensores e Algoritmos de Rastreamento
  • Desenvolvendo algoritmos de direção autônoma
  • Uso de Simulação.
  • Implantando Algoritmos de direção Autônoma
  • Desenvolvimento de algoritmo de direção autônoma

INSTRUTORES

É engenheiro de aplicação da OpenCadd Advanced Technology, empresa representante da Mathworks no Brasil (MATLAB/SIMULINK) dedicada a serviços de Engenharia e Inovação. Tem experiência na área de Desenvolvimento de Produtos, com ênfase no setor automotivo; atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento em Engenharia, MATLAB/SIMULINK, HIL, Prototipagem Rápida e Simulação Computacional com aplicação do conceito de Model Based Design.

É engenheiro de aplicação da OPENCADD Advanced Technology, empresa representante da MathWorks no Brasil (MATLAB/SIMULINK) dedicada a serviços de Engenharia e Inovação. Tem experiência na área de pesquisa e desenvolvimento de sistemas de comunicação, computação e controle para sistemas embarcados, com ênfase no setor aeroespacial, automotivo e defesa. Tem atuado nos seguintes temas: Engenharia de Sistemas com Modelos (Model-Based Design), MATLAB/SIMULINK, Desenvolvimento de Software Embarcado, Radio Definido por Software, Simulação Computacional e Prototipagem Rápida.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3213932459752779

É engenheira eletricista, engenheira de aplicação da OPENCADD Advanced Technology, empresa representante da MathWorks no Brasil (MATLAB/SIMULINK) dedicada a serviços com desenvolvimento e aplicação da metodologia Model-Based Design em projetos relacionados à sistemas de energia, elétrica e eletrônica de potência. Dispõe de experiência em sistemas de software voltada a modelagem física de componentes/sistemas elétricos e eletrônicos.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5315959474623878

REALIZAÇÃO