O que é

Rota Challenge

Facilitar o acesso da indústria ferramental à inovação para a solução de desafios. Esse é o objetivo do Rota Challenge: Ferramentarias Competitivas. A iniciativa irá fomentar o empreendedorismo e o intraempreendedorismo no âmbito da Linha IV - Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas, do programa Rota 2030.

A ação busca conectar a indústria da ferramentaria com startups de todo o Brasil para promover um ambiente de inovação e a otimização de processos produtivos. Aumentar a competitividade, a produtividade e a redução de custos, gerando benefícios para toda a cadeia automotiva, é o principal foco.

O Rota Challenge atua como agente de transformação, contribuindo para a construção de uma cultura cada vez mais inovadora e tecnológica no setor ferramental.

EDITAL

SELEÇÃO DE STARTUPS

RESULTADO

FINAL DAS STARTUPS SELECIONADAS

EDITAL

SELEÇÃO DE FERRAMENTARIAS

RESULTADO

FINAL FERRAMENTARIAS SELECIONADAS
Temáticas

Trilhas de Desafios

DESAFIO 1

Executar e controlar o planejamento de construção via software.

DESAFIO 2

Gestão de compras, matéria prima e suprimentos.

DESAFIO 3

Aumentar a assertividade de orçamentos.
ATÉ R$
0
mil
PARA EXECUÇÃO DA POC

Testes industriais remunerados

As soluções selecionadas para a fase de implantação serão validadas, de forma remunerada, em ambientes reais de operação na cadeia ferramental.

Expansão de mercado

Possibilidade de atuação no setor de ferramenteiras, que demanda da incorporação de inovação tecnológica para solucionar desafios.  

Possibilidade de contratação definitiva

Uma vez validada a solução, haverá a real possibilidade de contratação definitiva e aplicação em maior escala na cadeia de fornecimento. 

Networking

Fortalecer as interações e a formação de redes para a transferência de conhecimentos.
O que é

Ferramentaria

A ferramentaria é um serviço da metalurgia e, principalmente, da usinagem. Por meio dela é possível criar e produzir as mais variadas peças para linhas de produções de muitos setores industriais.

É a partir da ferramentaria que são confeccionados peças e ferramentas que, em outras linhas de produção, irão realizar cortes, dobras, moldagens, entre outros. Isso inclui setores como automotivo, construção civil, bélico, aeroespacial, químico, mineração, entre outros.

As ferramentarias possuem papel estratégico na cadeia automotiva. Aproximadamente 92% das peças e componentes automotivos são produzidos por meio de ferramentais, seja em processos de conformação, injeção, fundição, sopro, extrusão e outros.

Você consegue imaginar um carro sem portas ou sem painel, por exemplo?

Capô (estampagem a frio), farol (injeção), para-choque; tanque de combustível (sopro); rodas de alumínio (injeção) são outros exemplos de peças desenvolvidas a partir do processo de fundição.

Pois é, sem a ferramentaria, a indústria automotiva seria incompleta.

Como será

Jornada do Rota Challenge

FAQ

Perguntas e Respostas

Resposta

Resposta

Resposta

Resposta

Resposta

APOIO
REALIZAÇÃO