Rota Challenge – 2ª Edição

Facilitar o acesso da indústria ferramental à inovação para a solução de desafios. Esse é o objetivo do Rota Challenge: Ferramentarias Competitivas. A iniciativa irá fomentar o empreendedorismo no âmbito do Programa Prioritário – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas.

A ação busca conectar a indústria da ferramentaria com startups de todo o Brasil para promover um ambiente de inovação e a otimização de processos produtivos. Aumentar a competitividade, a produtividade e a redução de custos, gerando benefícios para toda a cadeia automotiva, é o principal foco.

O Rota Challenge atua como agente de transformação, contribuindo para a construção de uma cultura cada vez mais inovadora e tecnológica no setor ferramental.

Nesta 2ª Edição, investimento de até R$ 100 mil para a execução de cada Prova de Conceito (PoC) capaz de solucionar desafios do setor ferramental.

ARQUIVOS DA CHAMADA

2ª EDIÇÃO

Trilhas de Desafios

DESAFIO A

Gerenciamento de processos

DESAFIO B

Precisão de orçamentos

DESAFIO C

Gestão de de matéria prima e controle de produção
ATÉ R$
0
mil
PARA EXECUÇÃO DA POC

Testes industriais remunerados

As soluções selecionadas para a fase de implantação serão validadas, de forma remunerada, em ambientes reais de operação na cadeia ferramental.

Expansão de mercado

Possibilidade de atuação no setor de ferramenteiras, que demanda da incorporação de inovação tecnológica para solucionar desafios.  

Possibilidade de contratação definitiva

Uma vez validada a solução, haverá a real possibilidade de contratação definitiva e aplicação em maior escala na cadeia de fornecimento. 

Networking

Fortalecer as interações e a formação de redes para a transferência de conhecimentos.
VOCÊ SABE

O que é uma ferramentaria?

A ferramentaria é um serviço da metalurgia e, principalmente, da usinagem. Por meio dela é possível criar e produzir as mais variadas peças para linhas de produções de muitos setores industriais.

É a partir da ferramentaria que são confeccionados peças e ferramentas que, em outras linhas de produção, irão realizar cortes, dobras, moldagens, entre outros. Isso inclui setores como automotivo, construção civil, bélico, aeroespacial, químico, mineração, entre outros.

As ferramentarias possuem papel estratégico na cadeia automotiva. Aproximadamente 92% das peças e componentes automotivos são produzidos por meio de ferramentais, seja em processos de conformação, injeção, fundição, sopro, extrusão e outros.

Pois é, sem a ferramentaria, a indústria automotiva seria incompleta.