Rota 2030: Fundep reúne indústria e ICTs em Workshop para mapear demandas tecnológicas para a Linha V

Categoria: Linha V

Representantes de aproximadamente 40 organizações participaram nesta sexta-feira, 4, do Workshop InLab: Mapeamento de Demandas Tecnológicas do Segmento Automotivo, promovido pela Fundep.  O objetivo do evento foi mapear as demandas que irão compor os eixos temáticos da Linha V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão, do Programa Rota 2030.

Para o responsável pela Diretoria de Segurança Veicular e Compliance do Produto da FCA no mercado América Latina, João Irineu Medeiros, que também participa do Comitê Técnico da Linha V,  ferramentas como o Workshop, para discutir e engajar pessoas do setor automotivo, são fundamentais. “Participar de uma iniciativa como esta que conecta empresa, universidades e ICTs é muito importante.  As mudanças acontecem muito rápido e não dá para fazer o trabalho de maneira isolada. O modelo do passado, como anteriormente com a indústria trabalhando sozinha, não se aplica mais”, destaca.

Ainda de acordo com Irineu, é preciso criar modelos de trabalho para integrar o conhecimento gerado nas academias e em ICTs com as aplicações de tecnologia da indústria. “Apenas trabalhando de forma conjunta vamos conseguir equacionar os desafios de uma maneira rápida, eficiente e de baixo custo para continuar gerando riquezas para a sociedade”, conclui.

A Linha V do Programa Rota 2030 está dividida em três grandes Eixos: I – Bioenergia eficiente aplicada ao setor dos transportes; II – Condução segura e eficiente de veículos; e III – propulsão alternativa à combustão. Para o professor do Centro Universitário FEI, Ronaldo Gonçalves, que integra a Coordenação da Técnica da Linha V, o programa tem um desafio que é espetacular e que mira em pontos que são essenciais para o desenvolvimento de qualquer nação.

“Estamos falando de desenvolvimento que envolva sustentabilidade, no que tange ao uso de biocombustíveis, e estamos falando de aumento de eficiência energética. Então não se pode crescer sem falar do uso racional da energia e de material que afete menos o meio ambiente. O programa Rota 2030, especificamente a Linha V, está em sintonia com estes objetivos”, reforça o professor.

Discussão de Eixos Temáticos

Todos os participantes do Workshop foram divididos em salas separadas com representantes da indústria e ICTs para discutir os eixos temáticos da Linha V do programa Rota 2030. Cada grupo construiu uma análise de cenário para destacar os principais desafios do segmento automotivo e as oportunidades de conexões para superá-los. Em um segundo momento, os representantes de empresas automotivas e ICTs foram misturados em novas salas para alinhar cada conteúdo e debater a partir de novas perspectivas.

Todo o conteúdo gerado no Workshop será consolidado pela equipe do Programa Rota 2030 da Fundep e será divulgado para conhecimento da sociedade. O material também será avaliado pela Coordenação Técnica para a composição dos eixos temáticos da Linha V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão.

Pesquisa online

Além do workshop, a Fundep também está realizando uma Pesquisa Online para coletar informações da indústria e das ICTs para a Linha V do Programa Rota 2030. O questionário irá auxiliar na definição de demandas tecnológicas e no direcionamento de ações para a frente de formação.

Sobre a Linha V

A Linha V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão tem como diretriz a eletrificação do powertrain veicular para a alta eficiência energética, a utilização de biocombustíveis para a geração de energia e a adequação do contexto brasileiro de infraestrutura de abastecimento.

A partir da aliança entre os principais atores que representam o conhecimento do setor (empresas, entidades representativas e Instituições de Ciência e Tecnologia – ICTs), serão habilitadas as competências necessárias para capacitar a cadeia automotiva.

Coordenação técnica é da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI) e da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

 

origin : https://tr.istanbulbeylikduzuescort.com

Compartilhe: