Injeção de ultra-alta pressão para motores flex-fuel: desafios tecnológicos para uso de etanol

Chamada Pública 01/2020 - Linha V


Situação: Em Execução



Aporte da Fundep: R$ 3.644.827,42



Início: 15/02/2021



Duração: 36 meses


  • ICTs: Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA; Universidade Estadual de Campinas -UNICAMP; Universidade Federal de Santa Maria – UFSM; Universidade de São Paulo – USP
  • Empresas: FCA Fiat Chrysler Automobiles; Ford Motor Company Brasil; General Motors do Brasil; AVL South America – AVL; Marelli
  • Coordenador Geral: Pedro Lacava
  • Eixo: BIOET
  • Chamada Pública: 01/2020
  • Contrapartida Econômica: R$ 10.890.740,80

  • OBJETIVO GERAL:

Como objetivo geral do presente projeto, pretende-se contribuir para o a aumento do desempenho de motores flex-fuel por meio do desenvolvimento e aplicação de sistemas de injeção de alta e ultra-alta pressão (UHPDI), identificando os desafios tecnológicos e propondo soluções para estes. Como estratégia, buscar-se-á cobrir toda a cadeia de conhecimento sobre este assunto, realizando estudos mais fundamentais sobre o comportamento do spray em câmara de volume constante, ignição/combustão em motor de pesquisa de acesso ótico e comportamento da cinética química através de simulação; evoluindo para resultados mais próximos da aplicação, como os testes em banca de motor mono cilindro termodinâmico e simulações computacionais em 3D; por fim, realizando ensaios em uma moto protótipo derivado de um motor comercial.


8-ita
Coordenação Técnica
11-usp
FCA
GM
Marelli