Desenvolvimento de Motor a Biogás de Alta Eficiência para Veículos de Transporte de Carga

Chamada Pública 01/2020 - Linha V


Situação: Em Contratação



Valor: R$ 3.813.077,70



Início: Em breve



Término:


  • ICTs: Universidade de São Paulo – USP; Universidade Federal de Santa Maria – UFSM; Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT
  • Empresas: CAOA Montadora de Veículos; AVL South América; Robert Bosch
  • Coordenador Geral: Guenther Carlos Krieger Filho
  • Eixo: BIOET
  • Chamada Pública: 01/2020
  • Contrapartida Econômica: R$ 34.629.168,07

  • OBJETIVO GERAL:

Este projeto visa o desenvolvimento de um protótipo de motor movido a biogás e dedicado para uso em veículos de carga. Tem como principais etapas iniciais o estudo de alternativas para alimentação de ar e de combustível e o projeto de uma câmara de combustão que promovam o uso eficiente da mistura combustível-ar, quer do ponto de vista de conversão de energia, quer do ponto de vista da redução da produção de poluentes. Usando simulação numérica de câmaras de combustão como ferramenta nesses estudos, seus resultados serão confrontados com testes de protótipos de motores em bancada e em campo para validação dos modelos produzidos.

Prevê-se, também, o uso de motor AVL de acesso óptico no estudo da combustão de biometano e a realização de ensaios em motor de pesquisa monocilíndrico termodinâmico para definição de cabeçote e pistão a ser utilizado no protótipo. Após a montagem e teste do protótipo em um cilindro de um motor multicilindros, prevê-se a realização de ensaios comparativos de desempenho e de emissão em bancada com o motor movido a biogás e com outro equivalente, movido a óleo diesel. Na sequência, será feito o desenvolvimento de uma Unidade Eletrônica de Gerenciamento, utilizando a ferramenta ASCET da ETAS, para posterior modelagem do motor e implementação de um Hardware in the loop do mesmo, fundamental para se ter maior flexibilidade na fase de calibração. Finalmente, o motor deverá ser montado num veículo para realização de ensaios de campo, também comparativos com um veículo equipado com motor diesel equivalente, com recursos de PEMS – portable emissions measurement systems, seguindo orientação de diretivas europeias.


11-usp